Ciclone com ventos de até 250 km/h deixa cinco mortos em cidade do Paraná
Governo do estado encaminha equipes de suporte; Cidades vizinhas auxiliam no atendimento aos feridos
08/11/2025 10h55, Atualizado há 22 dias
Foto: Reprodução/Globonews
Segundo informações da Defesa Civil, a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foi gravemente atingida por um ciclone, deixando 5 vítimas fatais, cerca de de 430 feridas e mais de mil pessoas desabrigadas.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.
Em Rio Bonito do Iguaçu, as vítimas são três homens, de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14 anos. Em Já em Guarapuava, segunda cidade mais atingida, a morte registrada é de um homem de 53 anos.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado foi classificado na categoria EF3 na escala Fujita, que vai de EF0 a EF5. Os ventos intensos derrubaram árvores e postes e destruíram diversas casas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seguem nas buscas por vítimas em meio às áreas atingidas.
Leia também: Defesa Civil emite alerta para tempestades no Alto Tietê ao longo deste sábado (8)
O Governador do Paraná, ratinho Júnior, divulgou por meio das redes sociais que o Governo do Estado enviou 30 bombeiros de várias cidades para dar suporte em Rio Bonito do Iguaçu, e 20 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), tropa de elite da corporação, também seguirão para a cidade acompanhados de cães de busca.