Enamed: mais de 100 cursos de medicina tiveram desempenho ruim
Primeira edição do Enamed avaliou 351 cursos de medicina; curso da UMC, em Mogi das Cruzes, foi um dos mal avaliados, com conceito 1
23/01/2026 12h59, Atualizado há 6 dias
Campus da UMC | Divulgação/UMC
O Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) nesta semana. A prova avaliou 351 cursos de medicina em todo pais e, desse total, 107 tiveram um desempenho ruim no exame, com notas 1 e 2.
Entre os cursos com nota 1, a pior da prova, está o da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), do Alto Tietê (leia mais abaixo). Além dela, outros 23 cursos de medicina pelo país também foram avaliados com conceito 1, resultado obtido quando menos de 60% dos estudantes são considerados proficientes
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A partir da publicação dos dados, os cursos com nota insatisfatória e que pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as universidades federais e as instituições privadas, passarão por um processo de supervisão em que podem ser adotadas medidas cautelares. As sanções que vão desde a proibição do aumento de vagas, passando pela redução da oferta de vagas suspensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até a suspensão do ingresso de novos estudantes.
Além disso, as notas na prova podem, ainda, ser determinantes para a obtenção do registro na categoria. Nesta quarta-feira (21), o Conselho Federal de Medicina informou que estuda utilizar as notas do Enamed como critério para conceder o registro profissional aos formandos. O conselhou pediu ao MEC e ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os microdados do exame, que ainda não responderam se irão atender ao pedido.
UMC
A redação do O Diário tentaou contato com a assessoria da Universidade de Mogi das Cruzes e questionou a entidade sobre o desempenho no Enamed e as sanções. Até o momento, a universidade não retornou às tentativas de contato da redação.
*Com informações da Agência Brasil