Diário Logo

Notizia Logo

INSS: Análise da folha de pagamentos terá tempo reduzido à metade para tentar diminuir fila

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (19) um novo protocolo tecnológico para processamento de dados da folha de pagamento dos beneficiários do INSS. A expectativa da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) é trazer, a partir de hoje, mais rapidez na análise das informações de aposentados, pensionistas e outros, além de ajudar na […]

19 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (19) um novo protocolo tecnológico para processamento de dados da folha de pagamento dos beneficiários do INSS. A expectativa da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) é trazer, a partir de hoje, mais rapidez na análise das informações de aposentados, pensionistas e outros, além de ajudar na diminuição da fila do INSS.

A análise da folha de pagamento terá tempo reduzido pela metade. Antes eram quatro dias ou 96 horas de processamento. Agora, o tempo passa a ser de dois dias ou 48 horas. São 36 de bilhões de dados de remuneração analisados nesta janela de tempo, atingindo até o momento 38,2 milhões de cidadãos, segundo a Dataprev.

Com uma “linguagem mais moderna de computação”, o presidente da empresa do governo, Rodrigo Assumpção, vê uma “melhor performance e mais rapidez” na execução.

— De imediato, reduz o tempo de processamento da folha pela metade, mais tempo para aferir e analisar a folha. Agora, podemos avançar com outras demandas e outras tarefas (com o tempo reduzido) — disse Assumpção.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, diz que essa mudança ajuda na redução da fila do INSS e é somada a outros anúncios recentes. Ontem, o governo retomou o bônus de produtividade para servidores também buscando reduzir a fila.

— Tecnologia e humanização são indispensáveis (para reduzir a fila). Isso (mudança tecnológica) nos dá folga. Também nos ajuda não só a evitar benefícios indevidos, mas garantir que as pessoas recebam a tempo e modo. Qualquer tempo que ganhamos é muito importante para para análise de outros pontos, por exemplo, da prova de vida — disse Stefanutto.

Veja Também