Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

‘Senti a bala rasgando a pele’, diz Trump, sobre atentado; Lula e Bolsonaro comentam o ocorrido

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, ficou ferido após o atendado durante o seu discurso na cidade de Butler, na Pensilvânia

13 de julho de 2024

Donald Trump saiu sangrando | Reprodução/MSNBC

Reportagem de: O Diário

“Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo”

A declaração foi publicada por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, em sua rede social. Ele ficou ferido após o atendado durante o seu discurso na cidade de Butler, na Pensilvânia. Uma pessoa morreu, outra ficou ferida gravemente e o autor do disparo, que acertou de raspão a orelha do Republicano, também morreu.

Entenda o caso

  • O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump discursava para eleitores em um comício, na cidade de Butler, estado da Pensilvânia, neste sábado (13).
  • Trump falava ao microfone e de repente leva a mão à orelha e se abaixa. Neste instante, ouve-se disparos. Não está claro se o candidato republicano se abaixou ou caiu.
  • Agentes do Serviço Secreto correm para protegê-lo no palanque e retiram o ex-presidente do palco. Nota-se sangue na orelha direita do Republicano.
  • Um porta-voz do ex-presidente disse que ele está bem. “O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes seguirão.”
  • CNN diz que o atirador não estava no comício. De acordo com a emissora, três fontes policiais confirmaram que o atirador estava fora do local do comício. Duas dessas fontes disseram que o atirador estava em um telhado.
  • O promotor do condado de Butler, Richard Goldinger, disse que seu principal detetive informou que o atirador estava em um prédio próximo ao local e que não tinha mais detalhes sobre a pessoa.
  • Veículos internacionais de notícias informam que o atirador morreu. Um dos participantes do comício também teria morrido, e outra pessoas estaria em estado grave. As informações teriam sido confirmadas pelo promotor público do condado de Butler, Richard A. Goldinger.
  • O presidente Joe Biden prestou solidariedade e escreveu: “Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia. Estou grato por saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações. Jill [primeira-dama] e eu somos gratos ao Serviço Secreto por colocá-lo em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condenar.” O candidato à reeleição também fez um pronunciamento.
  • Democratas repudiam. Hakeem Jeffries, líder democrata da Câmara, disse que está rezando por Trump. “Meus pensamentos e orações estão com o ex-presidente Trump. Sou grato pela resposta decisiva da polícia. A América é uma democracia. Violência política de qualquer tipo nunca é aceitável.” O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, escreveu: “A violência direcionada a qualquer partido político ou líder político é absolutamente inaceitável”.
  • O filho mais velho do ex-presidente, Donald Trump Jr., disse que falou com o pai por telefone e que ‘ele está de ótimo humor’.

Repercussão

No Brasil, o presidente Lula disse que ataque a Trump “deve ser repudiado veementemente”. Veja o post no X:

Já o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro chamou Trump de “maior líder mundial do momento”. “Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse.”

Veja Também