Um terço dos consumidores brasileiros foi atingido por apagão, diz ministro
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que um terço dos consumidores brasileiros foi atingido pelo apagão desta terça-feira. O apagão ocorreu em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Roraima, que não está ligado ao sistema nacional de energia. — Um terço dos consumidores brasileiros foi atingido. Nós temos […]
Reportagem de: O Diário
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que um terço dos consumidores brasileiros foi atingido pelo apagão desta terça-feira. O apagão ocorreu em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Roraima, que não está ligado ao sistema nacional de energia.
— Um terço dos consumidores brasileiros foi atingido. Nós temos 90 milhões de consumidores, então foi de 27 a 29 milhões de consumidores que tiveram essa interrupção momentânea de energia — disse.
Por volta de 15h desta terça, o governo informou que o sistema nacional de energia foi restabelecido, após o apagão do início do dia.
O apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado.
Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste. O apagão causou transtornos em diversas cidades, como desligamento de semáforos, paralisação de metrô e interrupção de aulas em escolas.