Diário Logo

O Diário Logo

Vestibular Univesp 2024 será realizado neste domingo (26)

São mais de 23 mil vagas, em 425 polos de todo o Estado, incluindo o Alto Tietê

22 de maio de 2024

Informações do concurso foram divulgadas hoje pela ministra Esther Dweck | Reprodução: Freepik

Reportagem de: O Diário

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), aplica a prova do Vestibular 2024 neste domingo (26), às 13h. Os locais oficiais já estão disponíveis no site.  A prova terá duração de 5 horas e contará com redação e 56 questões de múltipla escolha.

São ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios. No total, nove cursos são oferecidos pela Univesp, entre eles: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

O gabarito oficial será divulgado na próxima segunda (27), a partir das 15h, no site do vestibular. Já a publicação do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 25 de junho, a partir das 15h. O início das aulas está previsto para 29 de julho de 2024.  Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados

(quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos. Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. 

Veja Também