ViaMobilidade descarta falha elétrica em trem da Linha 9-Esmeralda que pegou fogo
Técnicos identificaram que o incidente foi provocado por um cabo de aço não pertencente ao sistema ferroviário, encontrado próximo à rede aérea onde o fogo começou
Boletim de Ocorrência será registrado após a conclusão do relatório | Reprodução/Internet
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
Após análise técnica, a ViaMobilidade informou que o incêndio registrado na manhã deste domingo (24) em um trem da Linha 9-Esmeralda, na estação Santo Amaro, em São Paulo, foi causado por fatores externos, descartando falha elétrica ou problemas relacionados à composição, como havia sido informado inicialmente.
De acordo com a concessionária, os técnicos identificaram que o incidente foi provocado por um cabo de aço não pertencente ao sistema ferroviário, encontrado próximo à rede aérea onde o fogo começou, e não por falha elétrica da composição.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A empresa esclareceu ainda que uma apuração interna foi iniciada por meio do Comitê Permanente de Segurança (COPESE) e que um Boletim de Ocorrência será registrado após a conclusão do relatório.
O caso
O incêndio ocorreu por volta das 11h41 em um dos vagões da composição e gerou chamas e faíscas no teto do trem. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a movimentação dos passageiros, incluindo uma mulher correndo para a plataforma.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A ViaMobilidade acionou equipes de atendimento e orientou os clientes no local. Além disso, o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (PAESE) foi implementado para atender o trecho entre as estações João Dias e Socorro.
A operação na linha segue normal nesta segunda-feira (25).