A empresa em Mogi essencial para o mercado de motos e que investe em robôs
Nachi, que completa 50 anos no Brasil, atua também no mercado agrícola, máquinas e equipamentos e motores elétricos
Nachi no Podcast | Divulgação
Reportagem de: O Diário
São 50 anos de Brasil, mas quase 100 anos de existência. A Nachi nasceu no Japão, em Toyama. A cidade nipônica tem as mesmas características de Mogi das Cruzes, daí a escolha da maior cidade do Alto Tietê para sediar uma de suas fábricas.
A história é contada no Podcast da AGFE, comandado pelo economista Cláudio Costa, Ele entrevista Anderson Santos, Gerente Geral de Vendas na Nachi, e Edson Iwata, Gerente Administrativo Financeiro.
A multinacional japonesa Nachi atua no mercado de rolamentos, robôs e “algo a mais”, uma brincadeira na entrevista para contar a diversidade de produtos dessa indústria que ajuda a alimentar outras indústrias.
Mas tudo começou com serra utilizada em indústrias frigoríficas para cortar carne. Ao longo dos anos, veio a necessidade de inovar com outros produtos industriais. Foi para serras de cortes e outros produtos foram agregados, como rolamentos, equipamentos hidráulicos e em 1970 começou o desenvolvimento de robôs.
No Brasil, a Nachi começou com rolamentos de esferas e outros itens de ferramentas de cortes. Mas o carro-chefe em Mogi das Cruzes são os rolamentos, que ajudam a abastecer principalmente a indústria de motos.