Diário Logo

Ação em Rede investe no audiovisual para valorizar a indústria da região

Iniciativa busca valorizar e reconhecer a importância das indústrias mogianas, além de atrair jovens para o mercado de trabalho regional

8 de março de 2024

Renato Cocenza, diretor de Operações da TV Diário, apresenta as novidades do projeto Ação em Rede neste ano | Fabio Pereira - O Diário.

Reportagem de: Fabio Pereira

O Ação em Rede vai investir cada vez em inovações de comunicação e no audiovisual para criar iniciativas de fomento empresarial neste ano de 2024. A nova temporada do projeto foi lançado na noite desta quinta-feira (7/3), na sede da TV Diário.

A iniciativa é uma parceria de O Diário, TV Diário e AGFE (Agência Gestora de Fomento Empresarial). O objetivo é fortalecer a economia industrial da região por meio da comunicação, da valorização e, principalmente, do incentivo aos jovens atuarem neste campo profissional. 

Cláudio Costa, da AGFE, durante a apresentação na TV Diário | Josué Suzuki - O Diário
Cláudio Costa, da AGFE, durante a apresentação na TV Diário | Josué Suzuki – O Diário

As publicações, reportagens, peças publicitárias e demais conteúdos audiovisuais que divulgam o trabalho destas organizações ocorrem em um canal exclusivo no site de O Diário. A partir disso, é possível divulgar o potencial destas empresas, bem como a série de benefícios diretos e indiretos gerados por este mercado de trabalho. 

Para este ano, entre as inovações com o audiovisual, está a realização de duas entrevistas por semana no site do jornal O Diário, com imagens, fotos, vídeos e textos, para permitir que as entidades adeptas ao projeto melhorem sua capacidade de comunicação com clientes, além de facilitar a interação sobre os serviços oferecidos de maneira eficaz. 

Renato Cocenza, diretor de Operações do jornal e da TV Diário, destacou que a parceria é um importante agente fomentador para as organizações participantes. “Esta é a terceira temporada, estamos felizes com a evolução do projeto, o crescimento e, principalmente, com a evolução da maturidade de comunicação das empresas inseridas. As empresas cada vez mais mostram uma necessidade maior para veicular notícias, informações, entre outros valores importantes e, por isso, buscamos oportunizar e facilitar este processo”, ressaltou. 

Em execução desde 2021, a iniciativa promovida pela TV Diário e o jornal O Diário trouxe mudanças positivas na comunicação de indústrias regionais | Fabio Pereira – O Diário.

Vale destacar que o videocast no canal Ação em Rede, no Youtube de O Diário, continuará sendo realizado em 2024, com a novidade da inclusão desse conteúdo e de todas as entrevistas já efetuadas em formato podcast no canal do Spotify de O Diário.

Todo o conteúdo em vídeo também ficará disponível no Diário Play, no site de O Diário. Trata-se de um espaço novo para divulgação de notícias em vídeos e também para inserir o material produzido pelas empresas do Ação em Rede.

A plataforma do Instagram também será utilizada com a execução de entrevistas feitas em lives conduzidas por Jéssica Leão. O tema, por sua vez, será escolhido pela AGFE e terá como base assuntos como economia, emprego, negócios, entre outros.

A repercussão

Presente no evento, o presidente da Höganäs América do Sul, Adriano Machado, destacou os principais objetivos da AGFE.

“Sem dúvida, distribuir as mensagens que denotam o poder da indústria na região é essencial, principalmente para os jovens que, por falta de informação, acabam indo em busca de emprego em outros lugares. Por isso, é fundamental este grande trabalho que o projeto Ação em Rede executa.” 

Por sua vez, na visão do executivo da AGFE, Cláudio Costa, um dos pilares da agência é contribuir para que a sociedade saiba e entenda o valor e a importância das indústrias no contexto regional.

“Nosso projeto se renova e cresce assim como os objetivos. Melhorar a assertividade na comunicação das empresas com o seu público é um grande passo, tanto para a inclusão dos jovens no âmbito profissional quanto em relação às possíveis cobranças que o povo pode fazer perante aos posicionamentos de líderes, diretores e presidentes.”

A ascensão da internet e as mudanças na forma de se comunicar foram precedentes positivos para evidenciar o trabalho executado pelo projeto. É o que comenta o vice-presidente da Niterra do Brasil, Eduardo Tsukahara.

“Estamos em processo de mudança acerca das maneiras de nos comunicarmos com os colaboradores da nossa instituição, bem como a sociedade em geral. O resultado, graças ao Ação em Rede, tem sido positivo. Hoje em dia temos uma visibilidade muito maior e, assim, podemos mostrar os rumos que a empresa segue.”

No sentido do aumento de circulação de informação sobre a prestação dos serviços que as empresas integrantes da AGFE prestam, estão inclusos uma variedade de canais e possibilidades de interação, facilidade que possibilita e impulsiona a comunicação empresarial.

“Conseguimos divulgar nossa marca de forma surpreendente. Com certeza, isso pode gerar a abertura de novos mercados. Todas as formas de divulgação do projeto são interessantes, principalmente as novidades apresentadas hoje. Iremos nos preparar para aproveitá-las”

Destaca o diretor comercial da Embu, Florisvaldo Silva Guimarães. 

As oportunidades de comunicação oferecidas pelo projeto também proporcionam, ao público, uma nova visão sobre as empresas participantes, movimento que aumenta a conexão e os conhecimentos dos clientes. Fábio Taborda Marques, CEO da MGITech, afirmou que este é um propósito essencial atualmente.

“Transmitir os valores empresariais é uma ação importante para criar uma boa identidade acerca do seu negócio e, ainda, receber respostas rápidas  sobre a qualidade dos produtos oferecidos – o que é essencial para qualificar as atividades fornecidas.”

História do projeto

A primeira edição do Ação em Rede, lançada em 2021, serviu como base para divulgação da importância do projeto, momento marcado pelo interesse de muitas empresas aderirem a esta nova forma de comunicação. Já em 2023, foi desenvolvido um material exclusivo para um parceiro, além do projeto, tendo em vista o reconhecimento da importância da prestação desta atividade por parte das empresas integrantes da AGFE. 

“Em 2024 a Höganäs, que celebra 25 anos de atuação, estará com a gente. Desenvolvemos um projeto exclusivo, além do Ação em Rede. Percebemos que algumas destas organizações já contrataram assessoria de imprensa e montaram núcleos de comunicação. Isso denota a grande efetividade do projeto e, com certeza, trabalhamos buscando estes resultados”, destaca Renato Cocenza. 

Emprego

A vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami, também esteve presente no evento e ressaltou a importância de fomentar a economia da cidade. “Quanto mais trabalharmos ações capazes de fomentar as empresas da cidade, o emprego, as universidades, a comunicação da cidade, todos os mogianos ganham. Nós, enquanto administração municipal, apoiamos totalmente iniciativas como as que vimos aqui hoje”, comentou.

Vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami, em discurso sobre a importância e a relevância do projeto Ação em Rede na cidade | Fabio Pereira – O Diário.
Veja Também