Diário Logo

Notizia Logo

Ação solidária doa perucas e colabora com o projeto Tia Chica

Março é dedicado para incentivo e valorização das mulheres e, dentro das questões levantadas, surgem dúvidas sobre saúde e bem-estar feminino

19 de março de 2024

Ação será no sábado (23), no Centro de Mogi | Divulgação

Reportagem de: O Diário

A empresa Niterra do Brasil, em parceria com a ONG Cabelegria e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, prepara uma ação para este mês ainda, no Centro da cidade. O foco da campanha será um mutirão para “arrecadar cabelo”. Será aberta ao público no dia 23 de março, das 8h às 16h, no Largo do Rosário (Praça da Marisa).

O mês de março é sempre dedicado a diversas ações de incentivo e valorização das mulheres e, dentro das questões levantadas, surgem as dúvidas sobre saúde e bem-estar feminino.

No Brasil há registros que mostram uma incidência maior de diagnóstico de câncer em mulheres, e a queda de cabelo pode ser um dos efeitos colaterais da quimioterapia, um dos tratamentos de combate ao câncer. Além disso, a menstruação, que é um processo natural e essencial para a saúde reprodutiva de pessoas com útero, torna-se um desafio significativo para quem vive em situação de vulnerabilidade social. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual adequados e a condições básicas de saneamento impacta negativamente a saúde física, mental e o bem-estar social dessa população, gerando diversos obstáculos e perpetuando desigualdades de gênero.

Tendo em vista esse contexto, a Niterra do Brasil, em parceria com a ONG Cabelegria e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi, realizará a ação solidária para proporcionar perucas gratuitas para pessoas com câncer ou algum tipo de doença que causem queda de cabelo, e, também, arrecadará absorventes para doação em apoio a campanha Tia Chica, também realizada pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O corte de cabelo para a confecção de perucas será gratuito para pessoas que possam doar no mínimo 15 cm de cabelo, ou terá um valor solidário de R$ 25 para as que não atendam esse pré-requisito.

Todo cabelo doado será utilizado para confecção de perucas para pessoas com doenças que causam queda de cabelo e o dinheiro arrecadado com os cortes será revertido em novas ações da ONG Cabelegria.

No mesmo evento, serão doadas perucas para pessoas que apresentarem RG, CPF e laudo médico de doenças que causam perda de cabelo. Para casos oncológicos é necessária a apresentação do comprovante de quimioterapia.

Veja Também