Diário Logo

Acupuntura, um serviço do Imot para te ajudar a ter mais qualidade de vida

Fisioterapeuta do IMOT explica como sessões semanais de 40 a 50 minutos auxiliam na melhora do funcionamento fisiológico do corpo.

18 de julho de 2024

Sessões de acupuntura com acompanhamento de laser no Imot | Divulgação

Reportagem de: Especial AGFE

Um dos segredos da promoção da saúde é manter o corpo trabalhando alinhado. Quando uma parte dele não esta bem reflete no funcionamento de outras, seja físico ou emocional. A acupuntura é um tratamento complementar à medicina que visa exatamente equilibrar o fluxo energético do corpo do paciente para que ele tenha condições de manter os órgãos e as estruturas em boas condições.

Como fisioterapeuta e acupunturista do Imot, em Mogi das Cruzes, acompanho no dia a dia a resposta fisiológica do paciente que, na maioria dos casos, procura um tratamento para aliviar  problemas de coluna, dores nos ombros, joelhos, artroses e tendinites. No decorrer das sessões ele percebe benefícios no emocional, no sono, na disposição e diretamente na qualidade de vida.

Esse é o resultado  de um processo que começa ainda no primeiro atendimento. Por mais que o paciente na maior parte dos casos chegue com um diagnóstico, analiso o histórico de vida, como está o aspecto emocional,  se é portador de alguma doença, se fez cirurgias, se faz uso de medicações, se dorme bem, como esta a alimentação, se pratica atividades físicas, como anda o funcionamento dos órgãos.

Após a avaliação, apresentamos ao paciente os pacotes de tratamento. As sessões duram em torno de 40 a 50 minutos  e a quantidade e a frequência  variam de acordo com a intensidade da dor, do tempo que o paciente tem o problema e da resposta fisiológica de cada um.

É importante um intervalo entre uma sessão e outra para que o tratamento comece a fazer efeito, visto que a técnica faz com que o próprio corpo da pessoa comece a reagir.

Os pontos que apresentam algum distúrbio apresentam energia estagnada e ali é gerado tensões, dores, processos inflamatórios. O objetivo da acupuntura é dissolver esses pontos energéticos para que o corpo libere o fluxo, equilibrando a energia.

Cada paciente tem um protocolo específico para o seu quadro. Eles mudam de paciente para outro porque é um atendimento especializado. A Acupuntura é um tratamento. É necessário um certo tempo para o corpo entrar em equilíbrio, pois cada pessoa carrega em si suas particularidades e isso influencia no tempo da resposta fisiológica.

No decorrer das sessões, as pessoas percebem a melhora no sono, no alívio da dor e tensões, sentem melhoras gastrointestinais e emocionais, aumento da imunidade e disposição.

É importante ressaltar que após o término das sessões, o paciente pode fazer uma manutenção para alinhar algum ponto que tenha sofrido um impacto energético no período.

Antes da pandemia, muitos pacientes nos procuravam por conta de dor, mas nesse período após a incidência, também é grande a procura para tratamentos emocionais: ansiedade, depressão, estresse e síndrome do pânico.

No Imot realizamos juntamente à acupuntura, outras técnicas que são opções  para quem  tem medo de agulhas, como ventosas para alívio das tensões, utilizamos também a auriculoterapia que trabalha com sementes ou esferas para estimular a orelha com a mesma finalidade ou utilizar também a luz de laser nos pontos de acupuntura. Para complementar o tratamento, fazemos uso da terapia a laser ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) que é uma aplicação sistêmica que atua contra os radicais livres no sangue, com efeitos anti-inflamatórios, antiplaquetários, vasodilatador, estimula a produção de serotonina melhorando o bem estar e a disposição entre muitos outros benefícios.

Sobre o Imot

O Imot é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.

Veja Também