Diário Logo

Notizia Logo

Agenda de eventos da AGFE em 2023 é avaliada positivamente pelos associados

Representantes de empresas do Alto Tietê se reuniram na primeira reunião do ano da Agência da Fomento Empresarial.

23 de março de 2024

Claudio Costa, diretor executivo da AGFE, comandou a primeira reunião do ano.

Reportagem de: Especial AGFE

A agenda de eventos realizados pela Agência de Fomento Empresarial (AGFE) no ano passado recebeu avaliação bastante positiva dos associados. O resultado foi apresentado na noite desta quinta-feira (21), durante a primeira reunião de trabalho da AGFE em 2024. Na ocasião foram divulgados também os projetos para 2024, traçados também com base na pesquisa. Uma palestra sobre cooperativismo foi ministrada por representante do Banco Sicredi aos presentes.

Debate sobre a Reforma Tributária, a legislação trabalhista, encontro de lideranças femininas e visita ao Hub Itau, o maior da América Latina, mutirões de emprego e busca por alternativas tecnológicas para as empresas estão entre as diversas ações do ano passado.  Para esse ano, os trabalhos estão divididos em diferentes frentes. Uma delas é a questão política, visto que em outubro serão realizadas as eleições municipais, para a escolha de vereador e prefeito.

O projeto Ação em Rede, desenvolvido em parceria com a TV Diário e o jornal O Diário, também iniciou uma nova temporada, com diversas novidades, como reportagens sobre as empresas no +Diário, programa comandando pela Jessica Leão, além das entrevistas do podcast, e reportagens e artigos no jornal O Diário, sobre resultados, conquistas e, principalmente, as praticas em ESG dessas organizações.  

Um ponto em evidência nos resultados da pesquisa foi a recomendação de ampliar o fomento de negócios entre as empresas participantes. Por isso, durante o ano devem ser realizados mais encontros que possibilitem maior estreitamento de relações entre elas visando futuras parcerias.

“A Reforma Tributária e as questões jurídicas e trabalhistas são pontos importantes que também vão receber atenção da AGFE este ano. Os associados terão uma consultoria trabalhista. Nós também abrimos uma dinâmica muito interessante. Sempre recebemos sugestões dos associados em levar pessoas ou empresas para apresentar ideias e negócios aos demais. Com certeza isso enriquecerá os nossos encontros ainda mais a partir de agora”, pontuou Claudio Costa, diretor executivo da AGFE.

O AGFE Academy será retomado com uma nova roupagem, a fim de oferecer capacitação em Educação Continuada. “A ideia é fomentar um programa de treinamento para formação do alto escalão e conselho de empresas”, explica Claudio.

Sem esquecer frentes como a qualificação de mão-de-obra, durante este ano as empresas associadas devem ser apresentadas em detalhes aos estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte da intenção de que eles se abram para esse mercado e tenham interesse em atuar nessas organizações.

Inclusive, um dos destaques da noite foi a apresentação do fechamento do primeiro ciclo de formação de startups, desenvolvido pela UMC. Com projetos bastante promissores, como o de um incentivo ao cinema, por meio da Lei do ICMS, as ideias foram bem recebidas pelas empresas. Um outro projeto visa a criação de uma Câmara de Mediação na cidade, a fim de impulsionar a área jurídica na cidade, a um custo bem menor do que se gasta hoje.

 “Um momento bastante importante foi ver que o projeto de Lideranças Femininas, que nasceu no ano passado, tem evoluído muito positivamente. Esse foi o saldo da noite: a expectativa dos associados, as iniciativas propostas e que a AGFE caminha dentro do seu objetivo inicial, de construir e fomentar uma agenda que seja de interesse dos associados”, finaliza Claudio Costa. 

Veja Também