AGFE cumpre as metas para 2023 e anuncia projetos para 2024
Agência de Fomento Empresarial do Alto Tietê criou agenda sobre assuntos de interesse ao empresariado durante todo o ano de 2023
Projetos e eventos desenvolvidos pela Agência de Fomento Empresarial (AFGE) do Alto Tietê uniram empresas e destacaram o potencial da região, reconhecido em cerimônia de honra ao mérito realizada pela Câmara de Mogi | Divulgação/ AGFE
Reportagem de: O Diário
Projetos iniciados, debate sobre temas importantíssimos às empresas, novos associados e com bastante fôlego para tirar ideias do papel. É assim que a Agência de Fomento Empresarial (AGFE) do Alto Tietê termina 2023. Com esse cenário, o saldo do ano que está terminando é bastante positivo, sobretudo por ter alcançado metas estabelecidas pelo Conselho da AGFE.
Entre as agendas do ano, algumas merecem ser destacadas. Em junho, quando a AGFE celebrava a chegada de mais quatro associadas – Alabarce, Suzano, IMOT e Tecnocurva – foi realizado um debate sobre a Reforma Tributária, na Offer Importados, que reuniu a diretoria das empresas associadas para conversar sobre o assunto com o então deputado federal Marco Bertaiolli e o juiz federal Paulo Leandro Silva.
Houve também uma agenda voltada às questões trabalhistas, com o juiz Mauricio Simões, em que foram discutidas várias demandas das empresas associadas. Durante o café da manhã foram apresentadas ainda recomendações de grande importância ao empresariado.
Na área da tecnologia, foram exploradas alternativas e soluções para as demandas das empresas, por meio de vários encontros ao longo do ano. Eles culminaram na visita ao Hub Itaú, o maior da América Latina. “Fizemos uma parceria de cooperação com a Rural Venture, uma venture capital muito ligada ao agronegócio. Algumas empresas já estão contratando a Rural Venture para fazer todo um trabalho de prospecção de negócio, usando o Cubo como uma plataforma para esses encontros. Os feedbacks têm sido bastante positivos”, ressalta o diretor executivo da AGFE, Claudio Costa.
Em setembro, o 1º Encontro de Lideranças Femininas, no Club Med, reuniu mulheres representantes das empresas associadas para que elas pudessem se conhecer, apresentar e conversar sobre diversos assuntos relacionados à diversidade, inclusão e ESG, e trocarem experiências sobre o dia a dia dentro das grandes empresas.
Joana D’Arc Silva, gerente executiva de capital humano da Höganäs Brasil destacou, à época, os discursos empoderados das mulheres com quem teve trocas. “Hoje nós fazemos mais parte de conselho de empresas, mas ainda têm áreas com poucas mulheres, que a gente pode abrir caminho. Tem lugares hoje que a gente vê que dá para abrir mais espaço. Foi bem enriquecedor”.
Os mutirões de emprego realizados pela AGFE renderam cerca de três mil novas vagas. As ações foram em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que tem servido como base de apoio muito importante para os projetos da agência.
Clique e acesse o Emprega AGFE, que disponibiliza as vagas de emprego na região.
Por último foi realizado o 1º Prêmio AGFE ESG. “O saldo foi bastante positivo não só no evento, mas no pós também. Só no LinkedIn, nós tivemos mais de 14 mil visualizações nos posts que fizemos sobre o assunto. Obviamente que o tema é bastante importante”, ressaltou Claudio.
Para o próximo ano, a AGFE prevê realizar uma pesquisa junto aos associados para ter um feedback sobre esses eventos. Ao mesmo tempo, prospectar ideias para a construção do plano de trabalho em 2024. “Alguns pontos nós já entendemos que são muito importantes, como a continuidade dos programas ESG, o apoio ao público feminino e os programas de emprego. Com a aprovação da reforma tributária, provavelmente vamos ter uma ação muito mais forte na área jurídica-tributária. Dentro do Ação em Rede, teremos uma série de podcasts para conhecer mais as empresas. Junto com a universidade, vamos promover uma série de encontros entre alunos e empresas a fim de mostrar o que as empresas estão realizando e, obviamente, dentro desse contexto, estruturar um banco de dados dos alunos para que eles possam, um dia, virem a trabalhar com as nossas associadas”, destacou.
Em agosto de 2023 a AGFE comemorou apenas dois anos de atividade, mas um legado que foi reconhecido com honra ao mérito pela Câmara Municipal, por meio do vereador José Luiz Furtado, pela contribuição socioeconômica a Mogi das Cruzes no curto espaço de tempo. Todas essas atividades divulgadas aqui e tantas outras ressaltam que a AGFE trilha com o foco para o qual foi criada: gerar novas oportunidades entre as empresas e qualificação profissional para fazer a economia local crescer.
- LEIA TAMBÉM