Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

AGFE promove palestra com o economista Paulo Gala sobre o cenário geopolítico

Evento foi realizado na sede do Pipa Hub, em Mogi, e reuniu cerca de 65 convidados de empresas associadas.

Por Especial AGFE
28/06/2025 12h30, Atualizado há 3 meses

Associados à AGFE participaram de palestra sobre o cenário geopolítico.

O cenário geopolítico e o impacto na economia foram temas de uma palestra com o economista Paulo Gala, oferecida pela Agência de Fomento Empresarial (AGFE), que atua em Mogi das Cruzes e região, no espaço do Pipa Hub, aos associados. O objetivo principal foi o de fortalecer o conhecimento técnico e estratégico dos empresários, alinhado à missão institucional da agência de fomentar o desenvolvimento sustentável e competitivo do ambiente de negócios local.

A escolha do tema da palestra não foi aleatória. Ela se baseou em consultas da AGFE com seus associados, que demonstraram grande interesse em entender os complexos desafios de gestão, inovação e sustentabilidade que o cenário atual impõe.

Para Fábio Hoelz de Matos, presidente do Conselho da AGFE, o foco é sempre trazer conteúdos que tenham aplicação prática, impacto direto e gerem valor para quem empreende.

“Queremos que nossos encontros sejam inspiradores, mas também transformadores, e por isso buscamos profissionais que, além de domínio técnico, tenham vivência prática e diálogo com o que é vivido no dia a dia das nossas empresas. A presença dos associados e convidados mostra que há sede por conteúdo de qualidade e, para nós, isso reforça o papel da AGFE como um polo articulador entre conhecimento, relacionamento e oportunidade de crescimento para o empresariado regional”, destaca.

Paulo Gala já vem criando uma ligação com Mogi, a partir de eventos em que é convidado e verificou um ponto positivo: a preocupação do município com o desenvolvimento, em pensar o seu futuro, que demanda planejamento estratégico, visão de futuro, do que Mogi quer fazer e como se desenvolver. Para isso, preparou uma apresentação da conjuntura brasileira, que envolve inflação, desemprego, crescimento, o que tá acontecendo com a economia no primeiro bloco e no segundo bloco.

“Falamos um pouco do que Mogi precisa fazer para conseguir elevar a sua renda per capta de verdade, ou seja, para enriquecer de verdade. Mais ou menos essa foi a ideia da palestra. E a mensagem é que a gente tem avançado muito com políticas sociais. A rede de bem-estar brasileira tá muito forte, mas que a gente precisa avançar. Não basta a rede de bem-estar de proteção para enriquecer de verdade. A gente precisa de desenvolvimento produtivo das empresas, de inovação, de capital humano, de qualificação, de produtos que conquistem o mundo. E tem alguns exemplos interessantes de Mogi que caminham nessa direção”, destacou Paulo.

Economista Paulo Gala comandou a palestra.

Claudio Costa, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes, avaliou que a palestra com o Paulo Gama permite que os empresários do momento geopolítico que vem acontecendo atualmente. A influencia que tem hoje todas as influências de guerra, as atitudes do presidente americano Donald Trump, de tarifas e de reter conhecimento e educação para estrangeiros em Harvard. Ficou muito claro de como as empresas têm que trabalhar e o que é mais importante nesse cenário atual”,
ressaltou.

Adriano Machado, presidente da Höganäs no Brasil e América do Sul, participou do evento e destacou que, mais uma vez, a AGFE reforçou um de seus compromissos, que é o networking, o relacionamento entre as empresas. Na ocasião, pode se conectar com alguns dos novos associados e já agendar reuniões de trabalho para explorar oportunidades de negócio.

“Relativamente ao conteúdo e à própria palestra do Paulo Gala, eu achei bastante atualizada, muito conectada com os desafios que a gente enxerga hoje, foram colocações de imenso valor para algumas reflexões que a gente está fazendo no dia a dia, inclusive projetos que estão ajudando a aumentar o volume de negócios na Höganäs aqui em Mogi das Cruzes”, pontuou.

Mais noticias

3 benefícios da suplementação para animais idosos

Veja como as terapias integrativas ajudam no equilíbrio físico e energético

Parque Centenário recebe evento de combate ao trabalho infantil

Veja Também