Coordenador fala da tradição do curso de Medicina da UMC
Henrique Naufel estudou na instituição e destaca os diferenciais do curso que é nota máxima no MEC.
Curso de medicina da UMC é oferecido em período integral | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE
O curso de medicina da UMC é um dos mais tradicionais e reconhecidos do Brasil. Fundado há 56 anos, o curso tem nota máxima na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A turma atual mais nova é a de número 56 de instituição. O curso tem duração de seis semestres em período integral.
A metodologia do curso foi detalhada durante entrevista do coordenador à Jéssica Leão, do + Diário, da TV Diário. O bate-papo pode ser conferido no Globoplay.
Henrique Naufel, hoje coordenador e professor do curso, veio a Mogi das Cruzes com 17 anos para estudar medicina na UMC e ficou na cidade desde então. Ele explica que, embora o curso seja de uma base tradicional, ele tem nas metodologias das diretrizes ativas o que há de melhor.
“A gente faz com que o aluno, desde o primeiro ano, tenha um raciocínio lógico e consiga desenvolver isso cada vez melhor, para quando chegar ao internado já saiba o que está fazendo e aonde quer chegar. Eu gosto de dizer que aqui é uma matriz viva, que nós modificamos dia a dia”, pontua.
O laboratório de anatomia é um dos melhores do país. Embora existam algumas peças sintéticas, a maior parte do acervo é de pacientes que morreram e tiveram os corpos doados para auxiliar o exercício da medicina aos alunos da UMC.
“O eixo central do curso é a atenção básica, que é a saúde pública. Desde o primeiro ano, o aluno sai dos muros da universidade e vai procurar o paciente na sua casa. No primeiro ano, eles chegam aqui achando que vão estudar apenas anatomia, mas não, eles já começam a ter contato com os pacientes nas suas residências. Eles vão à realidade da vida, o cotidiano das pessoas em Mogi e ao redor”, ressalta Naufel.
Quem quiser conhecer mais sobre o curso de medicina ou nas demais áreas oferecidas pela universidade, pode consultar mais no site da instituição.