Diário Logo

O Diário Logo

Embu S.A e o trato sustentável de recursos indispensáveis à vida humana

No Dia do Meio Ambiente, empresa ressalta o compromisso em manter o equilíbrio entre a exploração de recursos naturais e práticas de preservação da natureza.

5 de junho de 2024

Reserva do Itapeti é uma das áreas mantidas pelo IES | Renato Iwamoto Ferreira

Reportagem de: Especial AGFE

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem se tornado uma data cada vez mais importante no processo de conscientização da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Segundo a Unesco, a celebração deste dia nos oferece a oportunidade de ampliar as bases para opiniões esclarecidas e condutas responsáveis por parte de indivíduos, empresas e comunidades no que diz respeito à preservação e à valorização do ambiente. Essa consciência na indústria de mineração Embu S.A. Engenharia e Comércio nasceu junto com a empresa, há 60 anos. Desde a fundação, as práticas adotadas pela empresa passam pelo equilíbrio entre a exploração de recursos naturais com a preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico e comprometimento com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e da população do entorno.

As práticas da sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva prevaleceram como premissa na história da organização, muito antes do surgimento do conceito ESG, que ressalta a importância da governança das empresas estar alinhada às práticas sustentáveis e sociais. O entendimento de sua responsabilidade social e ambiental como agente transformador e participativo de um ecossistema sempre fez parte do DNA da empresa e constitui um compromisso inato e observado ao longo de sua trajetória.

Esse fundamento, aplicado em um segmento tão essencial quanto à mineração, impõe também a necessidade de inovar. Igualmente uma marca presente na empresa que levou à fundação do Instituto Embu de Sustentabilidade (IES). Nele estão concentrados os projetos de cunho ambiental, educacional e social junto às comunidades do entorno de suas unidades operacionais.

Dentre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pela Embu S.A destacam-se a conservação de áreas verdes relevantes, como a de uma Unidade de Conservação, a Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Pedreira Itapeti, com 224 hectares, o que corresponde a cerca de duas vezes a área de operação da pedreira. Outros  337 hectares de áreas florestais de áreas preservadas estão presentes nas demais áreas em atividade. Também a adoção de práticas complementares de gestão ambiental – como a redução de emissões de poluentes e ruídos, o tratamento adequado de resíduos e a adoção de tecnologias mais limpas e eficientes integram a rotina da empresa, podendo ser destacado no último o processo de descaracterização da barragem de contenção de sedimentos da Pedreira Juruaçu, promovido com total segurança operacional.

Por outro lado, o Instituto Embu de Sustentabilidade cumpre notável papel, já tendo beneficiado mais de 15 mil pessoas em projetos ambientais e de inclusão social, cursos de formação de jovens e educadores, doações e patrocínios. Projetos como Jovens de Valor, Criança Saudável e Alfabetização de Adultos têm feito a diferença na vida de comunidades vizinhas.

Todas essas ações, em conjunto, contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento de uma operação sustentável, que envolve a produção de produtos indispensáveis para a qualidade de vida, em equilíbrio com a conservação do meio ambiente e ressaltando um olhar para o lado social.

Veja Também