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Empresas do Ação em Rede focam projetos ambientais e sociais

Renovação do projeto Ação em Rede para o andamento de um programa de valorização do desenvolvimento econômico sustentável de Mogi das Cruzes e região.

26 de novembro de 2022

Desenvolvimento sustentável | Imagem por: Freepik

Reportagem de: O Diário

Empresas integrantes da Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes, a AGFE, renovaram o projeto Ação em Rede em parceria com a TV Diário e o jornal O Diário para o desenvolvimento de um programa de valorização do desenvolvimento econômico sustentável de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê em 2023.

O cronograma de ações de comunicação e diálogo com a comunidade e a sociedade civil terá como espinha dorsal o incentivo, concretização e divulgação do compromisso que se populariza cada vez mais e destaca-se pelo pacto firmado entre empresas e seus responsáveis e investidores, com atitudes para proteger e cuidar do planeta e das pessoas.

Esse é o conceito do ESG (Environmental, Social e Governamental Corporative) que ganha força diante dos desafios impostos horizontalmente a todos os moradores e países do mundo, e mais intensamente  observado a partir das mudanças climáticas.

Apesar de o clima ser o problema mais visível, há outras preocupações e dores planetárias para o desenvolvimento econômico baseado na adoção de boas práticas  ambientais, sociais e de governança.

O economista Claudio Costa, um dos fundadores e diretor-executivo da AGFE, afirma que a agenda ESG responde à maior urgência do mundo, pois “o que está em risco é a perenidade do planeta, da civilização”. Nesse contexto, acentua ele, as empresas “já estão construindo e aplicando ações que visam conciliar os seus lucros e missão com o desenvolvimento de produtos e negócios de maneira sustentável”. As que ainda não estão nesse caminho serão inspiradas pelas demais, confia ele.

Por meio de divulgação do que já está sendo feito no mundo e na região por esse grupo de grandes corporações, responsáveis pela maior parte dos empregos gerados na cidade, o Ação em Rede seguirá como um canal para “compartilhar com outras empresas, engajar colaboradores e a comunidade para que todos possam agir para gerar impacto nas causas do ESG”, sublinha Claudio Costa.

A missão do ESG é promover desenvolvimento das empresas e a geração de renda em consonância com a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida e a entrega de práticas de governança das corporações calçadas na transparência. legalidade e resolutividade.

Na apresentação da nova parceria, em evento na TV Diário, na última quarta-feira (22), o diretor de Operações da emissora e do jornal O Diário, Renato Cocenza, ressaltou que o Ação em Rede é um dos projetos mais relevantes da empresa de comunicação porque visa “incentivar as boas iniciativas adotadas pelas empresas e que têm impacto na vida das pessoas, da comunidade. As práticas de ESG são resposta para as urgências socioambientais da humanidade”.

Em outro viés, destaca Cocenza, a parceria iniciada neste ano, permitiu a divulgação de todas as empresas participantes na TV Diário e no jornal O Diário e “conseguiu atingir um dos objetivos da nossa emissora, que é a valorização humana, das pessoas e, nesse caso, dos milhares de colaboradores das empresas da AGFE, que puderam mostrar às suas famílias e à sociedade o que produzem, o papel deles no ambiente empresarial. São eles que estão à frente das linhas de inovação e fabricações de produtos e soluções, e na prestação de serviços”.

Para a TV Diário, finalizou, a parceria com a AGFE e cada uma das empresas, é um “motivo de orgulho e de sensação de missão cumprida por divulgar e atuar no desenvolvimento social e econômico de Mogi e região”.

Além de inserções institucionais na grade da programação da TV Diário, no ano que vem, duas novidades serão acompanhadas pelo público: a veiculação semanal pelas redes sociais do jornal O Diário de um podcast, apresentado por Claudio Costa, e que terá como convidados representantes das empresas da AGFE, além de convidados, como colaboradores e outros especialistas em assuntos ligados ao mercado  regional, ao ESG, à economia e a vida do país; além de uma nova página na edição impressa do jornal, com um artigo semanal produzido por esse conjunto de atores e notícias do setor.

Quem participa

As 26 empresas ancoradas na AGFE geram cerca de 160 mil empregos e R$ 42 bilhões de impostos. São elas: Hospital Santa Maria, ARV Systems, Magno Peças, AGCO do Brasil Soluções Agrícolas, Air Products, Club Med, Elgin, GM, Höganäs, Rud Correntes, JSL, MGITECH, NGK/NTK, Neo, Ponsse, Gerdau, UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), Vamos, Nachi, Padrão, McDonald’s, Embu SA Engenharia e Comércio, Radial Transporte, Veran, Hapvida e Odontoprev.

Divulgação de empresas atrai colaboradores e negócios

Criada em 2021, a Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes realizou uma pesquisa com os associados sobre os resultados dos 23 projetos desenvolvidos no decorrer do tempo até o momento. Entre os itens melhor avaliados pelos empresários estão itens como a promoção da capacitação profissional e o “Ação em Rede”. “Para os associados, esse projeto recebeu os conceitos bom, muito bom e ótimo. Ou seja, ele se mostra um acerto porque permitiu que as empresas demonstrassem à sociedade o potencial de cada uma delas, e da própria cidade”, avalia Claudio Costa, da AGFE.

“Havia uma falta de comunicação do que era produzido, inovado e planejado por essas empresas. E, alguns dos resultados, foram a atração de colaboradores que desconheciam o próprio mercado de trabalho local, e também a formatação de novos negócios. Por exemplo, hoje, o conteúdo do Ação em Rede ganha outras plataformas, como o Linkedin. Essa experiência tem sido ressaltada por matrizes de empresas de outros países e que se mostraram surpresas com esse meio de interação com a comunidade e o mercado”, comentou.

Uma proposta executada durante 2022 foi a busca de capacitação profissional por meio de parcerias com entidades como o Senai, Sebrae e a Universidade de Mogi das Cruzes, além do governo do Estado e a Prefeitura. Um resultado colhido foi a formação de soldadores em dois cursos realizados no decorrer do segundo semestre.

Dos 98 participantes, 60% formandos foram contratados, um índice considerado de sucesso. A requalificação profissional seguirá na mira, com atenção para setores como o de hotelaria e serviços.

Outra novidade, em breve, será o Conexão Indústria, que pretende abrir as portas das empresas para estudantes e estimular a formação profissional.

Made In Alto tietê

Responsável por um parque de inovação e de produção industrial e de serviços indutor da projeção econômica e social de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, a atividade empresarial representada pelas 26 empresas integrantes da Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes, a AGFE, seguirá como destaque em peças institucionais que serão apresentadas na programação da TV Diário, segundo afirma Renato Cocenza, diretor de Operações da emissora mogiana e do jornal O Diário.

As boas práticas desenvolvidas por esse pool de empresas e seus colaboradores em Mogi e no Alto Tietê deverão ser ainda destacados nas peças que serão focadas nas ações de ESG, ou seja, nos projetos e atitudes em prol do meio ambiente, das contribuições sociais e práticas de governança.

Fundada no ano 2000, a TV Diário, emissora afiliada da Rede Globo, apoia práticas sociais de valorização e promoção do desenvolvimento humano do Alto Tietê. “Essa é a nossa missão, ver o desenvolvimento social regional”, reafirma Cocenza.

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