Diário Logo

O Diário Logo

Expertise e protocolos para reforço na segurança de condomínios residenciais

Sucesso da Padrão se dá pela forma como ela está consolidada para melhor servir este segmento

8 de agosto de 2023

Vigilância | Reprodução/ Freepik

Reportagem de: O Diário

A Padrão Serviços é especializada em terceirização de serviços, desde 1991, oferecendo soluções personalizadas para cada segmento de mercado. Essa versatilidade visa tornar a segurança e os serviços de facilities imperceptíveis para o cliente. O sucesso da Padrão se dá pela forma como ela está consolidada para melhor servir este segmento. Ter uma boa estrutura física, equipamentos e tecnologia de ponta, projetos inovadores e departamentos que atuam integrados é essencial para o bom funcionamento da empresa, principalmente quando o cliente é um condomínio residencial.

Infelizmente, hoje existem diversos riscos na sociedade que demandam cuidados redobrados para evitar importunos. Por exemplo, assaltantes se passando por entregadores de alimentação, uma entre as práticas crescentes de registros de crimes. Catracas com tecnologia de biometria (digital, facial, palma da mão ou leitor de íris), totens de autoatendimento, portaria remota, são bons exemplos de inovações que podem ser utilizadas para auxiliar porteiros, vigilantes e recepcionistas”.

O Gestor Operacional da Padrão, Renan Munhoz, explica que dentro do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa estão inseridos os principais procedimentos para a segurança em condomínios residenciais. “A pior falha é quando não se define protocolos efetivos e regras para o funcionamento da portaria, certamente um tiro no pé para a segurança do condomínio. Não apenas os funcionários ficam sem orientações para a realização do trabalho, como os condôminos podem interferir e prejudicar o funcionamento do ambiente. Sendo assim, várias ações podem – e devem – ser tomadas para garantir a proteção de todo o condomínio”, complementa Renan.

Além dos treinamentos, os colaboradores da Padrão contam com um manual de normas de segurança na portaria para consulta e os clientes têm ainda investimento em soluções e equipamentos tecnológicos de segurança, cuidados com a estrutura física, regras para delivery e entregas de encomendas, normas para a entrada de visitantes, regulamento para o acesso de prestadores de serviços, conscientização dos condôminos, instalação de um Circuito Fechado de TV (CFTV) e avaliações constantes  para garantir a segurança contínua no condomínio”.

“Nosso objetivo principal é proporcionar o sentimento de segurança, ou sensação de segurança, tão importante, porque traz consigo tranquilidade e qualidade de vida para os moradores, assim, todos conseguem desfrutar desta vertente, diretamente relacionada ao bem-estar. Segurança e qualidade de vida definem o que todas as pessoas buscam encontrar quando moram em condomínio”, enfatiza Sidemir Inácio, diretor-presidente da Padrão.

Expertise que só a experiência de quem há mais de três décadas oferece uma gama de serviços e operações para atender os condomínios residenciais. O aumento do número de condomínios e o potencial econômico desses empreendimentos elevam a motivação nos negócios, com investimentos em tecnologia e treinamentos.

“Sem sombra de dúvidas, o nível de segurança em condomínios é um dos temas mais questionados aos administradores. E não é à toa, visto que a segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a escolherem morar em um empreendimento como esse”, destaca Sidemir.

Os projetos propostos para os condomínios contam com um mapeamento dos locais ou situações que podem gerar algum risco ao patrimônio ou às pessoas. Uma boa prática para a gestão de riscos é considerar os índices de criminalidade e vulnerabilidade da região para, com efetividade, desenvolver a operação ideal e personalizada dos serviços contratados.

“Todo o staff entre supervisores, inspetores e líderes trabalha com um olhar ao movimento do segmento de condomínios, para implementações inovadoras em vários serviços e, benefícios primordiais para um ótimo andamento dentro destes espaços. Os serviços de segurança e vigilância, portaria, controle de acesso, recepção, portaria remota, são os mais procurados”, garante Renan.

Veja Também