Diário Logo

O Diário Logo

Hidroterapia, um tratamento com impacto reduzido para acelerar a sua cura

Fisioterapeuta do Imot explica os benefícios da hidroterapia.

11 de junho de 2024

Sessão de hidroterapia do Imot é pensada de acordo com a necessidade do paciente | Eloisa Lisboa/ Coffe Power

Reportagem de: Especial AGFE

O processo de fisioterapia do paciente quase sempre ganha um ritmo maior quando combinado com um recurso muito agradável: a água. Ao entrar na piscina para a prática de hidroterapia, os impactos produzidos pelos exercícios são diminuídos, proporcionando a amplitude de movimentos, enquanto o sentimento de dor também é reduzido. Esses são os benefícios que acompanho diariamente na piscina do Imot. Em sessões de 45 minutos, os pacientes recebem um tratamento humanizado e adaptado à realidade dele. A maior parte deles, hoje, está em tratamento ortopédico, mas é muito importante destacar que os atendimentos se limitam a esses casos. A Hidroterapia é para todos, sejam com diagnósticos respiratórios, neurológicos, atletas paralímpicos e até gestantes, em que a gente atua no fortalecimento da paciente antes do parto, em uma terapia sem o impacto de uma fisioterapia de solo, por exemplo. A única restrição é um paciente que passou recentemente por uma cirurgia e ainda apresenta ferida.

Uma informação que nem todas as pessoas sabem e é importante é que quem sentir necessidade de fazer a hidroterapia pode nos procurar aqui, sem a necessidade de encaminhamento médico. O fisioterapeuta é um profissional capaz de fazer a avaliação do paciente. Durante as sessões, o atendimento de cada pessoa é realizado por um ou até dois profissionais para cada, dependendo da necessidade de cada um.

O nosso espaço é projetado para receber cadeiras de rodas e acessibilidade. A higienização da piscina é recorrente e a temperatura da água é adequada conforme os meses do ano, variando de 26°C a 29°C tornando assim, um ambiente climatizado para melhor desempenho das atividades. Há ainda um cuidado, sobretudo em proporcionar ao paciente uma sessão sem receios. Nos casos neurológicos, por exemplo, quase sempre o paciente é marcado em um horário reservado só para ele. Abaixo, listo algumas das vantagens de fazer hidroterapia:

  • Melhora o retorno venoso
  • Acelera o processo de recuperação
  • Diminui o impacto articular sobre as articulações
  • Melhora a circulação linfática diminuindo edemas
  • Aumenta o suprimento de sangue para os músculos
  • Oferece ganho de amplitude do movimento, melhorando a mobilidade
  • Auxilia no controle da dor nos processos degenerativos e traumáticos.

Deixe a dor de lado, nós podemos te ajudar!

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot

Veja Também