Diário Logo

Höganäs contribui do pão ao avião, de forma sustentável e com ações para a comunidade

Empresa estreia série de podcasts do Ação em Rede, que vai ao ar toda terça e sexta; programa de entrevistas é comandado por Claudio Costa

5 de fevereiro de 2024

Podcast é feito nos estúdio da RTV Filmes | Divulgação

Reportagem de: O Diário

ESG e pó metálico foram dois dos temas centrais do primeiro podcast voltado ao setor empresarial de Mogi das Cruzes, mas que aborda assunto que interessam a todos os públicos. O programa vai ao ar toda terça e sexta-feira, bem cedinho, pelo site de O Diário, no canal Ação em Rede, e também pelo canal do Youtube.

Claudio Costa, diretor executivo e um dos fundadores da Agência de Fomento Empresarial (AGFE), vai receber, a cada edição, convidados para falar sobre mercado de trabalho, potencial industrial de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, notícias e informações das empresas da cidade e região, além de temas da atualidade nesta área. Todas as entrevistas ficarão na playlist do Ação em Rede, do canal de YouTube de O Diário.

A estreia da série de podcast é com a Höganäs e os entrevistados são Adriano Machado, presidente da Höganäs  América do Sul, e o diretor industrial, Júlio Carmazen. 

Além de falar sobre a principal matéria-prima e sobre o pó metálico, eles mostraram como a empresa se adequa aos pilares do ESG, que é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

Adriano destacou, por exemplo, que a Höganäs é “uma grande recicladora”, ao comentar que a própria produção é sustentável. Os entrevistados ainda falaram sobre as inúmeras ações com a comunidade, mostrando a importância do papel social da empresa. 

Na avaliação de Adriano Machado, o podcast contribui para ampliar a visibilidade das empresas, um dos 11 pilares da AGFE. “É mais uma forma de fomentar para possamos contratar cada vez mais pessoas da região, valorizando tudo o que a indústria daqui faz, para atrair mão de obra daqui. O podcast tem a finalidade de se conectar com nosso público mais próximo e compartilhar um pouco mais da vida das empresas aqui estabelecidas”, explica.

Ele acrescenta que a iniciativa divulga a tecnologia e inovação presentes na indústria regional. “A partir de pesquisas, temos percebido que a maioria da mão de obra que se forma nas nossas universidades, que é gente competente, acaba trilhando o caminho da rodovia Ayrton Senna para procurar oportunidades de trabalho, quando podiam estar fazendo isso nas indústrias da região. Na Höganäs, a maior parte dos funcionários, os engenheiros e aqueles que ocupam cargos de liderança,  é de fora da cidade, porque há a dificuldade de fazer com que essa mensagem chegue à mão de obra capacitada da região. Agora, o podcast cria mais um canal de comunicação com esse público potencial”, aposta.

Nesta primeira edição, Machado conta que explorou a história da empresa e as principais oportunidades de inovação. “Minha avaliação é extremamente positiva e acredito que conseguimos cumprir o papel de trazer informação de uma maneira muito descontraída, ao lado do Claudio Costa e do nosso diretor industrial, Júlio Carmazen”, conclui.

O Podcast

Segundo Claudio Costa, seguindo o conceito do projeto Ação em Rede, uma parceria da AGFE com o jornal O Diário, o podcast é uma nova estratégia de comunicação entre as empresas da indústria e do segmento de serviços, entre outros, com a comunidade e a sociedade civil.

“Além de divulgar o papel individual de cada uma delas, a contribuição na economia da região, o propósito na sociedade, produtos, perfil de clientes, suas origens, tipos de mão de obra, políticas de sustentabilidade, entre outros, o podcast trará temas bem variados, desafios e oportunidades em um bate-papo descontraído”, explica Costa. Ele lembra ainda que esta comunicação é essencial porque, muitas vezes, o profissional vai buscar novas oportunidades em outros mercados e não sabe o que é oferecido em sua região.

Para abordar os mais diversos assuntos do universo empresarial, o diretor da AGFE vai receber convidados, sempre ligados às empresas associadas ao grupo. “É muito importante entender como cada empresa nasceu, de que maneira trabalha, o segmento que atua, o que produz, ou seja, é uma infinidade de assuntos a serem abordados. Por enquanto, o podcast será gravado, muito em função da agenda destes executivos, mas a ideia é, no futuro, criar formas de interagir mais e até, quem sabe, possa acontecer ao vivo”, destaca, contando que a duração é de uma hora.

AGFE

Criada há 2 anos, a AGFE nasceu com oito empresas e hoje representa 31, com o propósito de construir uma agenda única entre os associados, envolvendo aspectos econômicos, tributários, de capital humano, entre outros. “Discutimos muito a qualificação da mão de obra, mas saímos do discurso para o modo prático e contribuimos com o poder público. Fizemos vários mutirões de emprego e, com isso, melhorou muito a empregabilidade na região. Também criamos programas de qualificação de mão de obra, com treinamento já com emprego garantido, então é muito mais rápido, com resultados maiores, porque vamos entendendo as demandas das empresas, que são comuns entre muitas delas, e a partir daí, construímos uma agenda única, fomentando oportunidades e temos recebido um feedback bastante positivo das empresas”, aponta Costa.

Já a plataforma digital Emprega AGFE, destaca ele, conta atualmente com 6 mil pessoas cadastradas “Temos uma estimativa de que nos últimos dois anos, mais de 4 mil pessoas da cidade foram empregadas através da AGFE”, revela.

Veja Também