Homann Máquinas Industriais: Quatro décadas de inovação e olhar para o futuro
Empresa sediada em Mogi das Cruzes planeja para o futuro ampliar as atividades no país.

Sede da Homann em Mogi das Cruzes | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE
Nesta quinta-feira, 3 de julho, a Homann Máquinas Industriais celebra 40 anos de uma trajetória marcada pela inovação e solidez. Especializada na fabricação e recuperação de peças e equipamentos para os setores de papel e celulose, MDF, siderurgia, reciclagem e bioenergia, a empresa se consolida como uma “parceira de soluções”, um slogan que reflete sua expertise e compromisso. Ao chegar em quatro décadas de experiência, a Homann agora mira na expansão de seus negócios para as regiões Sul e Nordeste do Brasil.
O know-how da Homann, construído a partir de vasta experiência, permitiu o desenvolvimento de técnicas de trabalho inovadoras. A empresa orgulha-se de, em parceria com companhias europeias, ter criado novas ligas metálicas. Essas ligas resultam em materiais que garantem menor desgaste, maior vida útil, segurança e alta performance para peças e acessórios, oferecendo aos clientes um excelente custo-benefício.
A busca por inovações tecnológicas é uma constante na Homann, mantendo-a em posição de destaque no segmento industrial. Fundada por Erick Homann, a empresa foi adquirida em 2018 pelos empresários Leonel Zeferino, Thiago Lara e Vladimir Penna, que impulsionaram um novo ciclo de crescimento.
Sob a nova administração, a Homann se estruturou de forma estratégica. “Na nova gestão, criamos o departamento de engenharia, buscando novas tecnologias e insumos para oferecer sempre um trabalho de qualidade com soluções inovadoras e capacidade para trabalhos de usinagem, caldeiraria e soldas especiais para revestimento”, destaca Vladimir Penna, sócio e gerente geral da Homann.

Com uma forte atuação consolidada na região Sudeste do Brasil, a Homann está implementando um plano de representação para expandir seus negócios para o Sul e Nordeste, levando sua expertise a novas regiões do país.
Um dos grandes diferenciais da Homann reside em sua capacidade de recuperar equipamentos que, em muitos casos, foram condenados por falta de peças ou mão de obra no mercado.
“Nós temos uma expertise de recuperar equipamentos que hoje poderiam estar condenados pela falta de peças ou mão-de-obra no mercado e entregar eles ao cliente com uma garantia maior do que um produto novo e a um custo bem menor. Esse é um dos nossos diferenciais para atrair novos clientes”, ressalta Vladimir Penna.
Essa capacidade não apenas gera economia significativa para os clientes, mas também estende a vida útil de equipamentos, um diferencial competitivo que a Homann utiliza para atrair novos negócios.
A Homann Máquinas Industriais está sediada em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, e tem tecnologia para atender clientes em todo o país. Esses são os primeiros 40 anos da Homann, e a empresa se mostra pronta para os próximos desafios.