Diário Logo

O Diário Logo

Imot Care lança o Na Medida, programa para tratar a obesidade e melhorar o condicionamento físico

Cardiologista fala sobre o tratamento de seis meses com equipe interdisciplinar para mudança de estilo de vida, com hábitos saudáveis a fim de promover uma perda de peso sustentável e ou melhora de performance esportiva.

31 de maio de 2024

Imot Care conta com diversas especialidades médicas | Divulgação

Reportagem de: Especial AGFE

O tratamento da obesidade, a melhora da composição corporal e a melhora da performance esportiva são processos que exigem dedicação e acompanhamento interdisciplinar, para entender as necessidades individuais e dessa forma trilhar um plano terapêutico, nutricional e de treino.

Pensando em atender pessoas que desejam entrar em uma jornada cujo objetivo seja algum desses, nós da Imot Care lançamos o programa Na Medida. Um tratamento de seis meses em que o paciente conta com especialistas em cardiologia, medicina esportiva, endocrinologia, nutrição, psicologia e educação física para que, por meio da readequação de hábitos, ele consiga alcançar o seu objetivo.

A consulta de abertura é comigo, especialista em cardiologia esportiva, para que o paciente tenha uma avaliação cardiometabolica e também conheça melhor a metodologia do programa. Nessa avaliação inicial serão solicitados os exames complementares que venham a ser necessários assim como o planejamento para realização da calorimetria indireta e ergoespirometria. Por meio da calorimetria indireta é possível avaliar de forma específica através de gases inspirados e expirados, a taxa metabólica basal permitindo um planejamento nutricional individualizado de acordo com o gasto energético de cada organismo. Também é uma facilidade do Na Medida, opcional ao cliente, ter acesso a marmitas ultracongeladas, de acordo com a prescrição nutricional.

O segundo exame é a ergoespirometria em que, também por meio da avaliação do consumo de oxigênio e da produção de gás carbônico expirado durante o exercício, é possível avaliar em que momento a pessoa queima mais calorias, gordura, carboidrato. Com esses resultados, o educador físico vai ter a informação das zonas de treino, otimizando os resultados.

O paciente também passa por uma avaliação com endocrinologista que avalia se o paciente possui alguma alteração hormonal e se é necessário alguma terapia farmacológica complementar. A terceira força que monta o tripé desse acompanhamento é a psicóloga. Sabe-se que os transtornos alimentares são limitantes no tratamento, e este paciente necessita de apoio emocional, assim como ferramentas que permitam uma melhor adesão às medidas propostas. Caso ele precise de algum medicamento, ele é prescrito de acordo com a patologia que ele precisa tratar, seja ansiedade, diabetes, pressão alta entre outros.

Após os seis meses de tratamento, o paciente pode continuar o acompanhamento com um espaçamento maior de tempo, para entender se ele está enfrentando alguma dificuldade em manter a rotina. Afinal, além do acompanhamento interdisciplinar, o resultado é totalmente dependente da adesão ao tratamento. O Na Medida não é somente um programa de redução de peso e sim uma menção à saúde, visando a necessidade da pessoa estar na medida certa dos indicadores de saúde.

A gente te ajuda no processo!

Sobre o Imot

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot

Veja Também