Diário Logo

O Diário Logo

Imot Move Saúde, uma clínica do movimento focada em tratamento e promoção da saúde

Doutor Ivan de Oliveira, educador físico e fisiologista, fala sobre a metodologia da Imot Move Saúde.

23 de maio de 2024

Parte da Clínica do Movimento do Imot Move Saúde | Eloisa Lisboa/Agência Coffee Power

Reportagem de: Especial AGFE

O exercício físico é indicado como alternativa de promoção e tratamento de saúde. Na maior parte dos locais que oferecem esse serviço, as pessoas recebem uma sequência de treinos padronizada e dividida entre os membros inferiores e superiores. Mas ocorre que cada corpo tem um déficit – já diagnosticado ou não. Incluir todos os corpos em um mesmo treino quase sempre leva essas pessoas a evoluírem esse déficit a contusões, fraturas e à dor. Para atender de forma especializada essa lacuna aberta no universo fitness, Mogi das Cruzes e região passam a contar com a Imot Move Saúde, a Clínica do Movimento e Promoção de Saúde do Imot.

A metodologia de trabalho do Imot Move Saúde acolhe desde o paciente com doenças crônicas que precisam do exercício físico como parte do tratamento, sejam cardiopatas, obesos, com problemas cardiovasculares, ortopédicos, como também quem busca na prática de atividade física a prevenção de doenças e a melhora do condicionamento corporal para a promoção da saúde.

Antes de ser acompanhado na clínica do movimento, no segundo andar do prédio na região central de Mogi, o paciente é submetido a uma avaliação cinetico-funcional gratuita, durante cerca de uma hora. Nessa etapa, são realizados testes físicos específicos e adaptados às demandas do cliente. No resultado são diagnosticadas características clínicas e funcionais daquele corpo. A partir desse resultado, os exercícios são prescritos, com recomendações de quantidade de dias, sejam dois, três ou quatro por semana, sempre fundamentados em protocolos de saúde.

A supervisão do paciente é realizada por um corpo clínico especialista em movimento: cardiologista, ortopedista, fisiologista e educador físico. Para garantir o monitoramento durante as sessões, elas são realizadas com até oito pacientes por vez. Nosso cliente/paciente é monitorado o tempo inteiro da sessão em relação a sua frequência cardíaca, que é disponibilizada em nosso monitor em tempo real, individualizando e monitorando a intensidade e volume. O exercício físico é um remédio não farmacológico. Mas assim como o farmacológico, ele deve ser prescrito de forma assertiva entre capacidade e demanda da característica fisiológica de cada um. Informamos com base científica: não existe um ser humano que não possa fazer exercícios, e sim exercícios que devem ser adaptados de acordo com a característica física desse ser humano.

Durante o acompanhamento no Imot Move Saúde, o paciente passa por avaliações e, em caso de tratamento contínuo, é preparado relatório sobre a evolução dele para ser enviado ao médico. A Clínica do Movimento é mais um serviço para somar aos outros tratamentos já consolidados que o Imot oferece, nos setores de reabilitação aquática, física, ondas de choque, além de especialistas em diversas áreas no Imot Care.

Sobre o Imot

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.

Veja Também