Imot passa a oferecer sessões de quiropraxia; entenda tratamento
O fisioterapeuta Rodrigo Gomes, responsável por aplicar a técnica, explica as indicações.
Imot amplia serviços e passa a contar com quiropraxia | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE
A quiropraxia é uma área da saúde que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema musculoesquelético. A técnica fundada por Daniel David Palmer, no Canadá, onde realizou seu primeiro ajuste da coluna, em 1895. Na ocasião, aliviou um homem de sua surdez, e outro de problemas cardíacos. Ele então começou a treinar outras pessoas pela América e fundou a Palmer School and Cure, em 1897.
A técnica passa a ser oferecida por mim, no Imot. Abaixo, vou detalhar os três pilares da quiropraxia e também o tratamento e indicações.
Os três pilares
1. Ciência (Science):
A ciência da quiropraxia refere-se ao conhecimento baseado em evidências sobre o funcionamento do corpo humano:
Anatomia: Estrutura dos ossos, músculos, nervos e articulações.
Fisiologia: Como o corpo funciona ou se comporta particularmente no que se refere ao movimento, controle nervoso e biomecânica.
Patologia: Estudo das condições e doenças que afetam o sistema musculoesquelético e como elas podem ser tratadas por meio de ajustes.
Esse pilar coloca a quiropraxia em uma perspectiva científica, baseada em estudos clínicos e na prática fundamentada em evidências, para que os tratamentos sejam seguros e eficazes.
2. Filosofia (Philosophy):
A filosofia da quiropraxia é o fundamento teórico e conceitual, baseado na ideia de que o corpo tem uma capacidade inata de curar-se quando está em um estado de equilíbrio e sem interferências no sistema nervoso.
Holismo: Considerar o corpo como um todo interconectado, onde a função de cada parte pode afetar o todo.
Interferência nervosa: Acredita-se que desalinhamentos ou subluxações na coluna podem interferir no fluxo nervoso, prejudicando a capacidade do corpo de funcionar corretamente.
Vitalismo: A ideia de que há uma “força vital” ou “energia inata” no corpo que promove a saúde e o bem-estar, e que os ajustes quiropráticos podem ajudar a liberar essa capacidade natural de cura.
3. Arte (Art):
A arte na quiropraxia refere-se à habilidade prática do quiropraxista em aplicar os ajustes manuais de forma precisa, segura e eficaz.
Técnicas de ajuste: O domínio das técnicas manuais que corrigem desalinhamentos e disfunções articulares.
Experiência clínica: A capacidade de adaptar os ajustes a cada paciente, de acordo com a avaliação individual e a necessidade específica.
Tato e sensibilidade: O quiropraxista precisa ter uma sensibilidade tátil desenvolvida para identificar problemas e realizar ajustes de maneira adequada.
Assim, os três pilares formam uma abordagem integrada da quiropraxia: a ciência fornece o conhecimento, a filosofia oferece a orientação teórica e a arte envolve a aplicação prática e técnica do tratamento.
O tratamento
Realizado principalmente por meio de ajustes manuais ou equipamentos apropriados, na forma manual com os estalos ou com o equipamento sem estalos, na região da coluna vertebral e outras articulações periféricas, com o objetivo de corrigir desalinhamentos ou redução do fluxo neural (subluxações), a fim de melhorar a função corporal e aliviar as dores.
Geralmente a sessão envolve:
- Ajustes Manuais ou instrumentais
- Mobilizações Articulares
- Terapias de Tecidos Moles
- Orientações de Exercícios de Reabilitação
Benefícios da Quiropraxia
Entre os benefícios da quiropraxia estão: alívio da dor, melhora da mobilidade articular, melhora na função nervosa, prevenção de lesões, alternativa ao uso de medicamentos ou cirurgias.
Indicações da Quiropraxia:
- Dores na coluna
- Hérnia de disco
- Cefaleias
- Problemas nas articulações
- Ciática
- Desalinhamentos posturais
- Prevenção e manutenção
Contraindicações da Quiropraxia:
- Fraturas ou instabilidade óssea
- Osteoporose grave
- Doenças articulares inflamatórias
- Câncer
- Infecções
- Problemas neurológicos graves
- Malformações congênitas
- Aneurisma
A quiropraxia é amplamente reconhecida como segura e eficaz para o tratamento de dores na coluna e dores periféricas.
Sobre o Imot
O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h. A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.