Diário Logo

Instituto Embu de Sustentabilidade alcança objetivos macros na Festa do Divino de Mogi

Durante a festa, que começa nesta quinta-feira (9), IES trabalha na divulgação de medidas sustentáveis e de preservação ambiental.

8 de maio de 2024

Público conhece mais sobre sustentabilidade e preservação ambiental no stand da Embu | Divulgação

Reportagem de: Especial AGFE

Diante do desafio de trabalhar para o desenvolvimento sustentável das comunidades no entorno das áreas de operações da Embu S.A Engenharia e Comércio, o Instituto Embu encontra na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes terreno fértil para atingir esses que são os objetivos macros para os quais o IES foi criado.

No stand montado pela Embu onde é realizada a quermesse durante os 11 dias de festa, os visitantes têm acesso a um canal de educação ambiental e de sensibilização pela sustentabilidade. O grande público, majoritariamente residente no Alto do Tietê, é apresentado às políticas sustentáveis adotadas pela Embu em suas operações, além de receberem orientações importantíssimas sobre conservação e preservação ambiental.

“Quem passa pelo stand, também recebe mudas produzidas no viveiro do IES, base do nosso Núcleo Refloreste. Essas mudas têm foco no reflorestamento da região, melhorando assim uma série de indicadores ambientais. A gente se orgulha em destacar que essas estão entre as principais atrações aos visitantes”, destaca Marco Antonio de Souza Martins, superintendente de Gestão Ambiental da Embu S.A.

Por meio da doação das futuras árvores nativas da Mata Atlântica, o Instituto Embu de Sustentabilidade fecha um ciclo de uso de produtos com responsabilidade. Isso porque cascas de frutos utilizados para a confecção dos Doces do Divino são recolhidas e transformadas em composto orgânico, que depois é utilizado na produção das mudas. Os tubetes usados para o acondicionamento da muda, quando devolvidos, garantem ao visitante concorrer a prêmios.

As crianças, seres multiplicadores de ideias sustentáveis, também têm acesso a uma programação lúdica com temas ambientais, voltada exclusivamente a elas.

“O Instituto Embu é um entusiasta do Divino Verde. A Caminhada Ecológica, promovida pela Diocese de Mogi durante a festividade, também é apoiada pelo IES. Certamente, trata-se de mais uma oportunidade que temos para levar para um grande público as questões ambientais”, pontua Marco.

Essa sinergia é compartilhada com funcionários da Embu S.A e do Instituto Embu, que separam uma das noites para ajudar a servir o Afogado do Divino. Afinal, o engajamento social é também uma meta preconizada pela Embu.

Veja Também