Diário Logo

O Diário Logo

Instituto Embu de Sustentabilidade custeia curso de auxiliar mecânico de manutenção do Senai

Estudantes são moradores de bairros do entorno do IES, que fica no Itapeti, em Mogi das Cruzes.

12 de junho de 2024

Aulas são ministradas na sede do IES e no Senai de Suzano | Divulgação

Reportagem de: Especial AGFE

O Instituto Embu de Sustentabilidade trouxe para a unidade de Mogi das Cruzes uma política muito importante que já está bastante sedimentada em Embu das Artes: o curso profissionalizante de auxiliar mecânico de manutenção. Uma turma com 16 moradores de bairros do entorno do Itapeti iniciaram as aulas nesta semana.

Em três meses, os estudantes devem se formar em auxiliar de mecânico de manutenção. Três vezes por semana as aulas são ministradas por professores do Senai, na sede do Instituto, no bairro do Itapeti. Nos outros dois dias, eles vão até a unidade do Senai em Suzano. Além do curso, o transporte e a alimentação são custeados pelo IES.

O objetivo do Instituto é oferecer a quem vive nas comunidades próximas à área de mineração uma qualificação para ter mais oportunidade no mercado de trabalho. A profissão de auxiliar mecânico de manutenção também faz parte do quadro de mão-de-obra da Embu S.A. Por isso, os estudantes também poderão, no futuro, concorrer a uma vaga na empresa.

Para a turma que iniciou nesta semana, formada por 12 homens e quatro mulheres, os candidatos tiveram apenas que se inscrever e participar de uma entrevista, em que eles contaram onde moravam e quais eram as expectativas deles com o curso. Valéria Gonçalves de Souza Costa, coordenadora de curso do Instituto Embu, pontua que a educação é uma forma de transformar vidas. Nesta quarta-feira, no terceiro dia de curso, os estudantes já expressavam novos sonhos.

“Na primeira aula eles ficaram mais observadores. Mas hoje, eles já tinham uma visão do que era o curso e o que queriam para o futuro. Falavam em continuar estudando no Senai para operarem as máquinas maiores. O curso está só começando, mas já despertou o interesse deles em continuar”, pontua Valéria.

O Instituto Embu de Sustentabilidade opera nos quatro locais em que a Embu S.A. mantém a mineração ativa. As unidades do IES ficam nas cidades de Embu das Artes e Mogi das Cruzes, mas também estendem seus serviços de educação socioambiental para a cidade de Itupeva e para o bairro de Perus em São Paulo.

Conheça mais sobre o Instituto Embu de Sustentabilidade no site.

Veja Também