Médico do Imot de Mogi conta como foi a primeira cirurgia de substituição do tornozelo de um paciente da região
Procedimento retirou a articulação e colocou uma prótese no tornozelo.

Procedimento de substituição do tornozelo durou cerca de uma hora e meia | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE

A cada paciente que entra no consultório para uma avaliação, nós do corpo médico do Imot indicamos o tratamento que possa surtir o melhor resultado, dentro da individualidade de cada caso. Recentemente, um paciente deu entrada na clínica, à procura de mais uma opinião sobre o seu caso. Tratava-se de um homem, de 68 anos, que apresentava um grau de comprometimento acentuado do tornozelo esquerdo, devido a uma artrose (desgaste da articulação) avançada. Por esse motivo, ele tinha dor intensa e incapacidade funcional que limitava suas condições para andar e realizar atividades básicas do dia a dia, o que impactava diretamente na qualidade de vida.
Diante do quadro e das tentativas realizadas anteriormente em outros tratamento e sem sucesso, o caso foi discutido pela equipe médica de pé e tornozelo do Imot. O resultado foi optar pela substituição total da articulação do tornozelo com uso de uma prótese, o primeiro procedimento do tipo realizado pela equipe do Imot na região.
A cirurgia de substituição de tornozelo foi realizada por mim, em parceria com doutor Paulo Milanese, também especialista em cirurgia do pé e tornozelo, e com a consultoria do doutor Daniel Baumfeld, uma das maiores referências nacionais, na técnica de artroplastia total de tornozelo.
O procedimento cirúrgico durou cerca uma hora e meia, utilizando a mais moderna prótese americana de quarta geração. A expectativa é que essa prótese tenha uma vida útil de aproximadamente 15 a 20 anos.
A técnica de artroplastia total de tornozelo representa um avanço significativo no tratamento de pacientes com artrose severa. Por muitos anos, a única opção para aliviar as dores intensas era um procedimento que consistia em travar o tornozelo, eliminando a sua mobilidade.

Já a prótese de tornozelo, por sua vez, oferece a possibilidade de restaurar a função da articulação permitindo uma marcha com maior qualidade, o que favorece uma melhor função e a eliminação da dor. O pós-operatório consiste em o paciente ficar quatro semanas sem colocar o pé no chão com a imobilização e posteriormente inicia-se a progressão de marcha com a bota ortopédica e fisioterapia.
Na sequência, gradativamente, vai se retirando a imobilização e otimizando a autonomia e o treino de marcha, para que até em três meses o paciente consiga retornar às suas atividades normais. Apesar de ser uma técnica relativamente nova no Brasil, a prótese total de tornozelo já é realizada com frequência em outros países, como nos Estados Unidos e em outros da Europa.

A realização da primeira cirurgia de substituição de tornozelo, ou melhor, artroplastia total de tornozelo pela equipe de Mogi das Cruzes é um marco para medicina local e regional. A iniciativa do Imot em oferecer essa técnica inovadora demonstra o compromisso do instituto em buscar sempre o melhor tratamento para os pacientes.
Como cirurgião de pé e tornozelo, é uma grande realização proporcionar o que se tem de mais atual e tecnológico. Saber que conseguimos trabalhar nesse nível de qualidade para os nossos pacientes é uma realização como médico participar de algo tão grandioso.
Sobre o Imot
O Imot é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h. A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.