Diário Logo

O Diário Logo

MGITECH fornece no Brasil óculos que otimizaram operação de gigante da logística mundial

Tecnologia xPick do TeamViewer Frontline reduziu erros na jornada a 0,1% e aumentou a produtividade dos colaboradores em 15%.

17 de maio de 2024

Tecnologia xPick do TeamViewer Frontline em uso na DHL Supply | Divulgação

Reportagem de: Especial AGFE

O setor de logística vive um boom desde a pandemia da Covid-19. Garantir atendimento rápido e de qualidade estão entre as características das empresas que se destacam no mercado. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que também essas corporações otimizem os processos internos a fim de ganhar tempo. Para alcançar esse objetivo, a DHL Supply Chain, líder mundial em logística, com cerca de 185.000 funcionários em mais de 50 países, adotou os óculos xPick do TeamViewer Frontline, que no Brasil são distribuídos pela MGITECH, uma empresa de Mogi das Cruzes que oferece soluções digitais para empresas.

Ao cenário de aumento nas operações em centros de distribuição em armazéns para algumas das marcas líderes mundiais, sob gestão da DHL, somavam-se ainda a complexidade do atendimento de pedidos, necessidades flutuantes do mercado e escassez de mão de obra e métodos existentes, como os coletores de dados, complexos e mais difíceis de aprender.

Com os óculos inteligentes xPick do TeamViewer Frontline, equipados com software de separação visual, os colaboradores da empresa passaram a contar com dicas visuais fornecidas durante todo o processo de picking – separação e preparação de pedidos. Para acesso aos dados em tempo real, a solução Frontline foi integrada de forma contínua ao sistema de gerenciamento de armazém da DHL, estabelecendo um processo totalmente conectado de ponta a ponta.

“Esse é um case de sucesso dos óculos, porque graças ao alto nível de facilidade de uso e à interface de usuário intuitiva do xPick, os trabalhadores conseguiram se integrar rapidamente, pois recebiam informações de fácil compreensão, exibidas visualmente e no idioma de preferência do trabalhador. Como resultado, novos funcionários ficaram produtivos desde o momento que chegam à empresa”, detalha Fabio G Taborda, CEO da MGITECH.

O software TeamViewer Frontline guia os usuários passo a passo e exibe todas as informações necessárias para o preparo correto do pedido diretamente o campo de visão. Por exemplo, um funcionário do armazém da DHL utilizando a solução pode ver o número correto do corredor, da prateleira e da caixa de onde deve retirar um item e também onde deve colocá-lo. Os funcionários então recebem feedback visual e sonoro instantâneo ao pegar o item correto.

Além do suporte operacional para solicitações de múltiplos pedidos e picking por caixa, o xPick permite que a DHL vá além do picking visual e inclua uma opção para realizar a contagem cíclica integrada aos processos de separação. Isso permite que a empresa verifique e mantenha seu inventário atualizado após cada separação de pedido, sem a necessidade de um processo extra.

Após concluir um teste de conceito do xPick com execuções de teste nos Estados Unidos, Europa continental e Reino Unido, a DHL começou a usar a solução logística xPick Frontline para picking visual. Durante todo o projeto, desde o primeiro contato, do planejamento e implementação contínua até o serviço, a experiência da TeamViewer em projetos de grande escala e disposição para atender às necessidades individuais da DHL foram um fator-chave de sucesso.

Atualmente, cerca de 1.500 operadores estão equipados com smart glasses contando apenas os locais da DHL nos Estados Unidos, em armazéns da empresa que abrangem as indústrias de tecnologia, varejo, consumo e automotiva.

Com a tecnologia de picking visual, os separadores da DHL conseguem trabalhar com as mãos livres, tornando o trabalho mais eficiente e ergonômico. A solução reduz o tempo gasto por pedido e erros de separação (reduzidos para 0,1% da jornada), pois os operadores veem as instruções claramente exibidas na frente de seus olhos, juntamente com feedback sonoro instantâneo.

Trabalhando com as mãos livres, o xPick aumentou a produtividade dos funcionários em 15%. Enquanto soluções anteriores exigiam dias ou semanas de treinamento e pessoal experiente para orientação dos novos funcionários, a TeamViewer reduziu o tempo de integração para horas e tornou o processo mais autônomo.

Veja Também