Niterra do Brasil expande para novos setores através da divisão de inovação e investimentos em novos negócios – MOVA
A fim de acelerar o processo de desenvolvimento de inovações, o Grupo Niterra investiu na criação de quatro unidades de novos negócios no mundo.

Planta de Mogi está entre os quatros polos da Niterra que expande os negócios | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE
O Grupo Niterra, detentor das marcas NGK e NTK, visa a expansão da empresa por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços, e se propõe a atuar de forma cada vez sustentável em áreas que impactam diretamente a sociedade. A empresa elencou como uma das suas principais verticais de novos negócios a saúde, em que, por meio da sua divisão de inovação e investimentos, vem realizando diversas ações junto a startups, grandes empresas globais e ecossistema de inovação.
Hoje no segmento da saúde, a companhia quer contribuir com a longevidade populacional e a busca por uma vida mais saudável por meio da prevenção, que é um dos principais motivadores para o aumento dos serviços hospitalares. Os desafios são inúmeros, mas acredita-se que é possível trabalhar com soluções que assegurem a autonomia de uma vida mais saudável aos pacientes, e isso pode ser feito pelo diagnósticos e tratamentos não invasivos, fornecimento de equipamentos, serviços preventivos e acompanhamento remoto. “A Niterra quer realizar contribuições significativas para a saúde, bem-estar e redução da desigualdade que existe sobre o setor” , diz Thiago Rodrigues, Gerente de Novos Negócios e Inovação da Niterra do Brasil.
Visando acelerar o processo de desenvolvimento de inovações, o Grupo Niterra investiu na criação de quatro unidades de novos negócios no mundo, os polos de inovação estão posicionados estrategicamente nos principais berços de novas tecnologias no globo: América do Norte, Estados Unidos – Vale do Silício; Europa, Alemanha – Berlim; Ásia, Japão – Tokyo e na América do Sul, Brasil – São Paulo, com o MOVA. Juntos eles já contam com um portfólio de investimento com mais de 20 de novas empresas. Especificamente no segmento da saúde ocorreu a aquisição da Carie.Inc, empresa americana, que tem como foco o fornecimento de oxigênio dedicado, por meio de diversos modelos de Concentradores de Oxigênio para uso domiciliar.
Além dos recentes investimentos e aquisições, o grupo Niterra também tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação da América Latina, com a valorização de parcerias estratégicas. Nos últimos meses foram desenvolvidas conexões com grandes atores do setor da saúde, como o Eretz.bio, o Centro de Inovação e startups do Hospital Albert Einstein, e também apoiando o Healthtech Barretos um programa aceleração de startups operado pelo Harena, o Centro de Inovação do Hospital de Amor de Barretos, um dos maiores hospitais de cuidado com o câncer no Brasil.
Em cada passo dessa jornada, a Niterra do Brasil reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, entendendo que a construção de um futuro melhor passa pelo cuidado com as pessoas e com o planeta. E assim, a cada dia, a empresa avança trazendo novas soluções e possibilidades para evolução da nossa sociedade.
Sobre a Niterra
Desde abril de 2023, a multinacional NGK SPARK PLUG, fundada em 1936, em Nagoya (JAP), a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes, entrou em um processo de expansão e passou a se chamar oficialmente Niterra Co., Ltd. A combinação vem das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. A mudança, expressa o comprometimento para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, e reflete a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios e as transformações em curso na indústria automotiva. Conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo, a Niterra estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Agronegócio, Comunicação, Meio Ambiente & Energia, Mobilidade e Saúde, mantendo as marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) em seus negócios. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Para mais informações, acesse o site ou pelo Linkedin. Saiba mais sobre o MOVA.