No aniversário de 16 anos do atual prédio do Imot em Mogi, um agradecimento ao doutor Pedro: “Por trás das mãos que tanto ajudaram, ainda corre muita saúde e alegria”
Giovanna Andrade é neta do doutor Pedro Ribeiro de Andrade Filho, de 78 anos, que foi homenageado com o nome do prédio inaugurado há 16 anos.
30/11/2025 09h40, Atualizado há 7 horas
Giovanna é médica ortopedista igual ao avô, doutor Pedro

O significado de herança pelo dicionário é definido como “o que foi transmitido pelos pais, pelas gerações anteriores, pela tradição” e tem como sinônimo “legado” que por sua vez é definido como “o que é transmitido às gerações que seguem”.
Mas o que isso tem a ver com o texto que estou escrevendo?!
Pois bem, no dia em que nasci, não somente vim ao mundo como filha, mas dei o título de avô a uma pessoa um tanto quanto singular. Morador de Mogi das Cruzes, formado pela primeira turma da faculdade da cidade, médico excepcional, ortopedista conhecido e consagrado…. Pedrão para muitos, Pedro Ribeiro para outros, mas para mim O VÔ PEDRÃO. E é sobre ele que falaremos hoje.
Dizem que quando nasci ele mudou, deixou de ser tão bravo e passou a ser mais calmo. Mas eu nunca acreditei nessa versão, sempre tive a certeza que o coração dele é gigante e que ajudaria a todos ao seu redor. Vô Pedrão foi protagonista da minha infância, cercada de pescarias, gibis da turma da Mônica, viagens à praia, histórias no carro e músicas: Adoniram Barbosa a Demônios da Garoa não me canso de ouvi-los e relembrar os velhos tempos, mas principalmente cercada de amor, paciência e ensinamentos.
Talvez por isso (ter tido um exemplo impecável de profissional e humano) eu tenha me tornado ortopedista. Desde muito criança, eu queria ser ortopedista igual ao meu avô. A aquele que tinha o cavanhaque engraçado e a gargalhada fácil, se tornou com o passar dos anos o meu maior exemplo.
Hoje, 16 anos após a inauguração do novo prédio do IMOT, fundado pelo Dr Pedro e Dr Vilela há 49 anos, cujo prédio tem o nome de Pedro Ribeiro de Andrade Filho, carinhosamente em homenagem a ele, tenho a honra e alegria de atender tal qual meu avô atendia.
Mas não se engane, por trás das mãos de 78 anos que tanto ajudaram, ainda corre muita saúde e alegria. O cavanhaque que antes tinha cor agora tem predominância de pelos grisalhos, mas o coração segue sendo extremamente generoso e batendo forte.
Obrigada pela herança que foi fundada em 1976, sustenta nossa família e ajuda tantas pessoas. Mas eu agradeço muito mais pelo legado que deixou para nós, principalmente para mim que como sua neta. Sinto tanto amor ao próximo, amo o que faço e sinto um orgulho imenso toda vez que alguém me olha e pergunta “você é neta do Pedrão?”.
Com amor, Giovanna.
Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.
O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.