Novo podcast: Ação em Rede tem novo canal de comunicação
Canal de comunicação do Ação em Rede, que vai ao ar às terças e sextas-feiras, estreia com entrevistas comandadas por Claudio Costa

Na primeira edição do podcast, que está no ar, Claudio Costa entrevista o diretor industrial Júlio Carmazen e o presidente da Höganäs América do Sul, Adriano Machado ! Imagem: Divulgação
Reportagem de: O Diário
O site de O Diário conta com um novo podcast todas as terças e sextas-feiras, a partir das 8 horas, comandado por Claudio Costa, diretor executivo e um dos fundadores da Agência de Fomento Empresarial (AGFE).
A cada edição, ele receberá convidados para falar sobre mercado de trabalho, potencial industrial de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, notícias e informações das empresas da cidade e região, além de temas da atualidade nesta área. Todas as entrevistas ficarão na playlist do Ação em Rede, do canal de YouTube de O Diário.
Segundo Claudio Costa, seguindo o conceito do projeto Ação em Rede – parceria da AGFE com o jornal O Diário -, o podcast é uma nova estratégia de comunicação entre as empresas da indústria e do segmento de serviços, entre outros, com a comunidade e a sociedade civil.
“Além de divulgar o papel individual de cada uma delas, a contribuição na economia da região, o propósito na sociedade, produtos, perfil de clientes, suas origens, tipos de mão de obra, políticas de sustentabilidade, entre outros, o podcast trará temas bem variados, desafios e oportunidades em um bate-papo descontraído”, explica Costa, lembrando que esta comunicação é essencial porque, muitas vezes, o profissional vai buscar novas oportunidades em outros mercados e não sabe o que é oferecido em sua região.
Para abordar os mais diversos assuntos do universo empresarial, o diretor da AGFE vai receber convidados, sempre ligados às empresas associadas ao grupo. “É muito importante entender como cada empresa nasceu, de que maneira trabalha, o segmento que atua, o que produz, ou seja, é uma infinidade de assuntos a serem abordados. Por enquanto, o podcast será gravado, muito em função da agenda destes executivos, mas a ideia é, no futuro, criar formas de interagir mais e, quem sabe, isso possa acontecer ao vivo”, destaca, contando que a duração é de uma hora.
Estreia
A Höganäs estreia o podcast, com os entrevistados Adriano Machado, presidente da Höganäs América do Sul, e o diretor industrial, Júlio Carmazen, abordando o pó metálico, principal produto da empresa, e as ações sociais direcionadas à comunidade e de ESG – sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Na avaliação de Machado, o podcast contribui para ampliar a visibilidade das empresas, um dos 11 pilares da AGFE. “É mais uma forma de fomentar para possamos contratar cada vez mais pessoas da região, valorizando tudo o que a indústria daqui faz, para atrair mão de obra daqui. O podcast tem a finalidade de se conectar com nosso público mais próximo e compartilhar um pouco mais da vida das empresas aqui estabelecidas”, explica.
Ele acrescenta que a iniciativa divulga a tecnologia e inovação presentes na indústria regional. “A partir de pesquisas, percebemos que a maioria da mão de obra que se forma nas nossas universidades acaba trilhando o caminho da rodovia Ayrton Senna para procurar oportunidades de trabalho, quando podia estar fazendo isso nas indústrias da região. Na Höganäs, a maior parte dos funcionários, os engenheiros e aqueles que ocupam cargos de liderança, é de fora da cidade, porque há a dificuldade de fazer com que essa mensagem chegue à mão de obra capacitada da região. Agora, o podcast cria mais um canal de comunicação com esse público potencial”, aposta.
Na primeira edição, Machado conta que explorou a história da empresa e as oportunidades de inovação. “A avaliação é extremamente positiva”, conclui Machado.
AGFE reúne 31 empresas
Criada há 2 anos, a AGFE nasceu com oito empresas e hoje representa 31 de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, com o propósito de construir uma agenda única entre os associados, envolvendo aspectos econômicos, tributários, de capital humano, e outros de interesse comum, além de ações para enfrentar, juntos, os principais desafios.
“Discutimos muito a qualificação da mão de obra, mas sempre saímos do discurso para o modo prático e, desta forma, contribuímos bastante com o poder público. Fizemos vários mutirões de emprego e, com isso, melhorou muito a empregabilidade na nossa região. Também criamos programas de qualificação de mão de obra, com treinamento já com emprego garantido, então é muito mais rápido, com resultados maiores, porque vamos entendendo as demandas das empresas, que são comuns entre muitas delas, e a partir daí, construímos uma agenda única, fomentando oportunidades, e temos recebido um feedback bastante positivo”, aponta Claudio Costa, diretor executivo e um dos fundadores do grupo.
Já a plataforma digital Emprega AGFE, destaca ele, conta atualmente com 6 mil profissionais cadastrados. “Temos uma estimativa de que, nos últimos dois anos, mais de 4 mil pessoas da cidade já foram empregadas através das ações desenvolvidas pela AGFE”, revela Costa.