Diário Logo

O Diário Logo

Óculos RealWear apresentam bons resultados à empresa de energia cliente da MGITECH

Segurança, conectividade, tecnologia e ergonomia são alguns dos pontos fortes do equipamento, que permite o acompanhamento da rotina em locais remotos.

5 de julho de 2024

Óculos de realidade aumentada são oferecidos pela MGITECH no Brasil | Divulgação

Reportagem de: Especial AGFE

Acompanhar a rotina dos trabalhadores a fim de orientá-los faz parte da rotina das empresas interessadas em oferecer ao colaborador e ao cliente sempre a melhor experiência. No entanto, quando esse funcionário atua fora do espaço físico da corporação, é necessário dispor de métodos que auxiliem nesse processo. Uma das alternativas são os óculos RealWear HMT-1, que a MGITECH, empresa de tecnologia sediada em Mogi das Cruzes, oferece como uma alternativa para manter os trabalhadores conectados independentemente do ambiente em que estejam.

O RealWear HMT-1 é um equipamento vestível que conta com uma micro tela de alta resolução posicionada abaixo da linha de visão e tem visualização semelhante a uma tela de um tablet de sete polegadas. Resistente a ambientes molhados, quentes, com poeira, muito barulho e perigosos, ele possibilita a equipes em campo a realização de atividades em segurança e sem perder a produtividade. Isso porque possui aplicativos de comunicação que permitem realizar ligações, compartilhamento de vídeo e de documentos com profissionais à distância. Por ser robusto ele aguenta quedas de até 1,5m a 2m, permitindo assim que atividades como instalação de equipamentos, suporte técnico, inspeção de espaços e tantas outras possam ser concluídas em menos tempo e com mais assertividade.

Uma concessionária de energia, cliente da MGITECH, adquiriu o equipamento para equipes que atuam em área externa. Abaixo, você confere um pouco da experiência do usuário.

Um dos objetivos pelos quais a empresa buscou a tecnologia foi porque enfrentou, durante a pandemia da Covid-19, dificuldades no contato com os colaboradores. Recursos como aplicativo de mensagens foram utilizados, mas não apresentaram o resultado esperado. Foi então que a empresa optou por comprar três óculos para avaliar a utilização nos setores de testes em inspeções diversas, fiscalizações de obras, suportes emergenciais e correlatos. Os resultados alcançados foram bastante positivos:

  • Realização de chamadas para equipes em bases distintas com várias pessoas envolvidas;
  • Realizadas de simulações de treinamentos para atividades efetuadas pela primeira vez com a utilização dos óculos, principalmente em situações de maior risco a exemplo de linhas de transmissões;
  • Utilização de QR Code para conexão com documentações e procedimentos para atividades em equipamentos;
  • Disponibilidade de utilização das mãos, além do material em plástico apresentar menor risco ao operador em áreas de transmissão de energia;
  • Qualidade do reconhecimento de voz  dos óculos foram bastante eficientes mesmo em falas em outros idiomas ou sotaques em português;
  • Qualidade da câmera, permitindo aplicações e zoom e duração de bateria em média por sete horas, permitindo ações de auditoria, utilizando o equipamento
  • Em ocorrência grave, os óculos venceram intempéries diversas e os resultados foram adequados para reforçar a continuidade da operação;
  • Os óculos permitem o uso concomitante com os equipamentos de proteção individual

Após constatar os benefícios, a distribuidora de energia ampliou o número dos óculos para 14, inclusive parte deles é utilizada por meio da conexão 3G, via USB, com o consumo equivalente ao de uma chamada via aplicativo. Os equipamentos que ficam à disposição para o uso nas operações. Outro facilitador dos óculos RealWear é o treinamento rápido, visto que o equipamento é bastante intuitivo.

Além de ter boa resposta em situações como a chuva,  também ofereceu bons resultados em usos de contextos de ruído houve aplicação de inteligência para redução e bloqueio de falas de pessoas terceiras para evitar envios de comandos indevidos por voz. Em locais mais escuros, a utilização dele com a lanterna não afetou o uso.

A ergonomia dele também permitiu à empresa não ter mais ocorrência de furtos e roubos de equipamentos, o que já houve quando o uso era de aparelho celular.

Há a integração com outras ferramentas, como MS Team, MS Forms e MS Sharepoint. Ele também permite da dupla autenticação.

O RealWear é uma alternativa para empresas de diversos setores. Para entender melhor de que forma ele pode ser utilizado em outros cenários, fale com as equipes da MGITECH.

Veja Também