Ortopedista do Imot fala sobre a síndrome dolorosa que afeta o quadril
Doutor Fernando Abdala é especialista em cirurgia de quadril e explica as principais estruturas acometidas na Síndrome Trocantérica.
Inflamação no quadril produz forte dor no paciente | FreePik
Reportagem de: Especial AGFE
Dentre as dores que podem acometer o quadril, a mais comum é a síndrome dolorosa trocantérica. Chamamos todas as inflamações que acometem a região lateral do quadril de síndrome dolorosa trocantérica. As principais estruturas que estão acometidas nessas inflamações são:
- Bursite trocantérica
- Tendinite de glúteo médio e mínimo
- Síndromes do trato iliotibial
Essas estruturas inflamam geralmente por desordem mecânica, ou seja, atrito entre elas durante alguns movimentos do quadril.
Elas são mais frequentes em pessoas do sexo feminino e também em praticantes de corrida. Podem estar relacionadas a um encurtamento do trato iliotibial, artroses de joelho e desvios no eixo do joelho.
O tratamento, na sua grande maioria, consiste em uso de medicações anti-inflamatórias ou analgésicas, fisioterapia para controle da dor, alongamento e fortalecimento dessas estruturas.
Ainda há possibilidade de infiltrações e, mais recentemente, temos indicado a terapia de ondas de choque, que vêm se mostrando uma excelente opção de tratamento. A necessidade de cirurgia é mais rara e só está indicada na falha dos outros tratamentos.
O princípio do tratamento cirúrgico é a bursectomia (retirada da Bursa) e liberação do trato iliotibial. Esse tratamento poder ser feito por vídeo cirurgia, ou tradicional (aberta).
Sobre o Imot
O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h. A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.