Diário Logo

O Diário Logo

Padrão Serviços na Festa do Divino: Nosso apoio e expertise na expressão da nossa gente

A Padrão reforça mais uma vez o seu apoio em fortalecer e manter vivas as tradições seculares

27 de maio de 2023

Festa do Divino do Espírito Santo 2019 | Divulgação - Ney Sarmento - PMMC

Reportagem de: O Diário

Neste domingo (28), a maior expressão de fé e devoção dos mogianos se encerra depois de 11 dias de uma tradição que, há 410 anos, leva a comunidade às ruas. Em uma jornada de renovação da esperança, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, a maior de todo o estado e a segunda maior do Brasil, se despede de mais uma edição com a certeza de que os corações já estão prontos para seguir por mais 365 dias até que novamente a devoção ao Divino ganhe uma nova bandeira, festeiros, capitães-de-mastro, um novo tema e motivos para agradecer e pedir a intercessão do Espírito Santo.

A Padrão Serviços, empresa genuinamente mogiana (31 anos), teve expressiva participação, reforçando mais uma vez a presença em eventos ligados à comunidade onde está inserida. Reforçando o seu apoio em fortalecer e manter vivas as tradições seculares, nos dias atuais. Sidemir Inácio, diretor-presidente do conglomerado da Padrão Serviços, reflete sobre os recentes momentos da festa e ainda os que ainda virão para encerrar a programação 2023 da festividade.

“Como ocorre anualmente, desde 2010, a Padrão marcou presença em vários momentos especiais dessa grandiosa manifestação de devoção e cultura, tão importante para Mogi das Cruzes e para os devotos. Não podemos deixar que as tradições do nosso município se percam. É preciso fortalecer mais a nossa fé e a união nas famílias”, destaca Sidemir.

Subimpério

“Ficamos muito honrados em receber a visita dos festeiros e capitães-de-mastro na nossa sede, em César de Souza, para a abertura do Subimpério, no último mês de abril, com a participação dos gestores, colaboradores e convidados da Padrão, totalizando 100 pessoas. É a importância de valorizar uma festa tão tradicional na cidade. Depois da cerimônia, como todos os anos, servimos um delicioso afogado, aos participantes. Um momento de comunhão. Essa ação dos organizadores em montar dezenas de altares em devoção ao Espírito Santo é uma das maneiras de fé de anunciar que a festa está chegando. Estávamos juntos, já na preparação do que viria”.

Alvorada

“Aqui a nossa participação foi muito especial. Acompanhamos as cerca de três mil pessoas que seguiram o cortejo diariamente, nas madrugadas, durante os dias de festa, a partir das 5 horas, saudando o Divino Espírito Santo com cânticos e orações. Ao final de cada dia, o público foi recebido com o tradicional café da Alvorada, em que todos os pães fresquinhos foram doados pela Padrão”.

Quermesse

“Gerir um evento deste porte significa unir um grupo de pessoas em torno de um objetivo comum. Mas, para fazer isso acontecer, além de recursos e meios, é preciso de muito trabalho em equipe. A nossa principal participação neste evento foi com a segurança, com um staff de vigilantes masculino e feminino treinados para participação de grandes eventos e, neste caso, da maior quermesse da região do Alto Tietê, que recebeu em média, mais de 10 mil visitantes diariamente. Mas o bacana mesmo foi a participação da nossa equipe de colaboradores, que se voluntariou para servir o famoso afogado, na noite do dia 24 de maio”.

Entrada dos Palmitos

“Como é esperado, todos os anos, hoje o tradicional cortejo da Festa do Divino Espírito Santo relembra a chegada dos agricultores da zona rural que vinham para os festejos, trazendo como oferta os produtos das suas colheitas. O destaque era o palmito, um das mais fortes produções da cidade nos primeiros anos da festa. Ele era pendurado nos postes e, por isso, veio o nome da festividade. Ainda hoje, as folhas das palmeiras fazem parte da decoração do cortejo. Momento de muita gratidão. Para a Padrão é um dos pontos mais emocionantes porque abrimos e fechamos o cortejo com as nossas viaturas e com os nossos vigilantes. Imagina a emoção e o orgulho para a nossa empresa saber que uma manifestação de cerca de cinco mil pessoas, das mais diversas culturas, conta com os nossos serviços para que tudo ocorra bem. Um público de quase 50 mil pessoas vai às ruas centrais de Mogi das Cruzes, em um sábado abençoado, para reforçar a tradição”.

Procissão

“No último dia das festividades, a Igreja Católica celebra a Festa de Pentecostes, que tem o significado da descida do Espírito Santo sob os apóstolos e a virgem Maria. A procissão do Divino Espírito Santo também percorre as ruas de Mogi das Cruzes. O andor com a imagem do Divino é carregado por uma equipe de vigilantes da Padrão, com paradas programadas para a soltura das pombas, simbolizando os sete dons do Divino. Com certeza, será mais um momento de muita devoção e fé”.

Agradecimento

“Acredito que a nossa responsabilidade social está na premissa de que a ética aplicada nas relações segue o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa. As pessoas, as empresas, a sociedade civil por meio desse pressuposto, devem estar disponíveis para apoiar causas, projetos sociais e culturais, em que as ações promovam o bem-estar de todos. Isso garante o fortalecimento dos ideais para transformar a realidade de forma positiva. É por isso que a Padrão Serviços se fez presente. Viva o Divino!”

Veja Também