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Padrão cria plano de ação de qualidade e segurança para clientes da área da saúde

Já certificada com o ISO 9001, empresa fortalece práticas do Sistema de Gestão de Qualidade.

1 de outubro de 2024

Colaboradores da Padrão foram capacitados para atuar em locais de saúde | Jedson Ribeiro

Reportagem de: Especial AGFE

Quando o assunto é saúde, a melhor maneira de lidar é com a prevenção. Por isso a Padrão Serviços tem orgulho de implementar um robusto plano de ação voltado para o serviço e operações de limpeza, certificado ISO 9001, em 30 postos de saúde, na Zona Sul de São Paulo, atendidos por nós. A força-tarefa visa padronizar os procedimentos já documentados, assegurando que todos os colaboradores estejam alinhados com as melhores práticas do setor, dentro do Sistema de Gestão da Qualidade.

O trabalho é resultado de reuniões estratégicas com o Diretor Comercial e o Gestor Operacional da Proteka. Nessas ocasiões, realizamos um levantamento das necessidades dos nossos clientes, promovendo uma parceria sólida entre os departamentos de Qualidade e Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).

A auditoria interna nos postos paulistanos envolveu 141 colaboradores, que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com eles foram trabalhados e desenvolvidos os protocolos que garantam que as diretrizes e efetividade de limpeza fossem seguidas rigorosamente. Importante ressaltar que a auditoria interna é um instrumento vital para assegurar a qualidade e a segurança nos serviços de limpeza na área da saúde, contribuindo para a saúde pública e a eficiência operacional das instituições.

Nosso plano incluiu, ainda, a capacitação do time administrativo e das inspetoras, enfatizando a importância de um alinhamento em todas as esferas do trabalho desenvolvido.

As visitas aos postos permitiram auditorias detalhadas, focando na organização do Depósito de Material de Limpeza (DML), armazenamento, diluição e utilização adequados de produtos e uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Com uma abordagem objetiva e prática, cada colaborador foi treinado sobre os cuidados necessários, especialmente em relação a perfurocortantes, que são objetos bastante usados nesses ambientes para medicações e procedimentos e que podem causar contaminação. A participação foi registrada com listas de presença e certificados, além de cada posto receber um relatório personalizado com oportunidades de melhoria.

Dos temas trabalhados foi produzido um relatório geral, chancelado pela Diretoria Comercial, Gestão Operacional Proteka, Gestão da Qualidade e Saúde Segurança Ocupacional, evidenciando os pontos desenvolvidos, destacando os ótimos resultados alcançados. Resultados esses que revelam uma conclusão positiva: os colaboradores compreenderam as propostas e as inspetoras alinharam as ações aos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), já implementados desde 2000, com a certificação ISO 9001:2015.

Vale ressaltar que também damos início às auditorias internas nos postos que oferecemos serviços e operações de portaria e vigilância, complementando o trabalho realizado na área de saúde, reforçando nosso compromisso com a excelência nos serviços que oferecemos.

E não há outra forma de lidar com o assunto senão trabalhando com atenção os pontos sensíveis que ele apresenta e aprendendo, por meio de capacitação constantes, os melhores protocolos para o bem-estar dos nossos clientes, as pessoas que necessitam desses serviços e, claro, os nossos colaborares. Assim se chega a números como os da Padrão: 33 anos de mercado, 3,6 mil colaboradores e mais de dois mil clientes já atendidos em todo território nacional.  

Conheça mais sobre a Padrão, acesse o site da empresa.

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