Diário Logo

O Diário Logo

Treinamento de equipe atrelado à tecnologia é diferencial na segurança de shopping centers

Garantir a segurança dos seus atendidos diante deste reflexo social que a doença causou, sobretudo em locais de lazer, como os shoppings centers, é uma das especializações da Padrão Serviços

16 de fevereiro de 2023

Portrait of a Latin American Security guard with a group of workers at a shopping mall - staff concepts

Reportagem de: O Diário

Em um ano ainda marcado pelos reflexos da pandemia da Covid-19, 2022 terminou com um aumento de quase 10% no número de roubos registrados na região Alto Tietê, em comparação com o ano anterior, segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP. Garantir a segurança dos seus atendidos diante deste reflexo social que a doença causou, sobretudo em locais de lazer, como os shoppings centers, é uma das especializações da Padrão Serviços, que desde 1991 oferece soluções inovadores na terceirização de serviços certificados em vigilância e segurança, portaria, limpeza e facilities e monitoramento eletrônico.

Complexidade que Sidemir Inácio, diretor-presidente do conglomerado das empresas da Padrão reconhece. O desafio começa pelo tamanho da área que esses estabelecimentos ocupam e passa pela quantidade de pessoas que circulam, bem como do valor de objetos que são ofertados. Uma preocupação que afeta tanto clientes quando lojistas.

“Diante de tantas variáveis a serem monitoradas e controladas para recuperar a credibilidade e melhorar o fluxo de clientes, a gestão de segurança dos shoppings por todo país enfrenta grandes desafios, já que os maiores riscos estão relacionados à segurança. Assegurar a proteção de usuários do local é uma tarefa que envolve muito estudo, planejamento, profissionais qualificados e projetos personalizados para cada empreendimento”, pontua Inácio.

A ousadia dos criminosos nessas situações não pode superar o treinamento e acompanhamento da tecnologia. Por isso, o gerente operacional da empresa, Renan Munhoz, tem como um dos primórdios para as equipes de vigilância e segurança o constante treinamento para lidar com as adversidades. A experiência de 25 anos atuando na segurança dos centros de compras reflete no atendimento que os colaboradores oferecem. Um diferencial que, além do orgulho para a empresa, resulta na solidez no mercado e relacionamento duradouro com os clientes.

“Para garantir a segurança em shopping centers é preciso entender os riscos, enfrentar os desafios e conhecer as tendências de segurança patrimonial disponíveis. Apesar de serem lugares vulneráveis, uma boa equipe de segurança e muito bem especializada e qualificada traz confiabilidade. Por isso, a gestão precisa difundir uma cultura de prevenção promovendo treinamentos inovadores e intensos, que ajudem os profissionais a desenvolverem suas habilidades de identificar situações de risco. Assim, toda a equipe ficará alinhada com as estratégias da gestão”.

Nesse sentido, destacam-se os objetivos de proporcionar uma tranquilidade maior aos lojistas e ao público que frequenta o local. Na visão administrativa, o cliente tem como focar no seu negócio a partir do momento em que a segurança está nas mãos de quem é especialista no assunto. Garantir a confiança dos consumidores enquanto relaxam em seu momento de lazer também está entre as práticas que merecem destaque no rol de estratégias adotadas pela Padrão.

“Outros diferenciais são equipe altamente treinada, produtos de alta performance e equipamentos com tecnologia de ponta. Além da liderança destes colaboradores de segurança ficar a cargo do gestor, que domina as técnicas, normas e estratégias para implementar e organizar as ações. No dia a dia os colaboradores são distribuídos em diferentes postos, com responsabilidades bem definidas para atuar na linha de frente na prevenção e resolução de ocorrências”, reforça Sidemir.

Traçar estratégias antes e treiná-las também garantem que, em emergências, os profissionais estejam prontos para adotar os protocolos corretos a manter o controle da situação.

“Um profissional treinado pode até mesmo antever o que se desenha e prevenir ou inibir os incidentes. E assim lançar mão de tecnologias, sistemas de monitoramento e, claro, acessar a central de segurança. Desse modo, as ocorrências e medidas de soluções podem ser iniciadas de forma mais rápida em uma ação conjunta e, por isso, mais efetiva”, finaliza Sidemir.

Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 26 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio observa que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Veja Também