Diário Logo

Notizia Logo

UMC debate planos e metas para o futuro de Mogi das Cruzes em fórum

Discussões são mediadas por professores da instituição; evento conta com a participação de membros da sociedade civil e da população

23 de março de 2024

Cerca de 600 pessoas se inscreveram para participar das discussões | Fabrício Mello

Reportagem de: Fabricio Mello

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) está realizando, na manhã de hoje (23), o Fórum Mogi 500 anos. A iniciativa busca reunir autoridades, representantes de movimentos sociais, especialistas e a população para debater planos e metas para o futuro da cidade. 

Nesta edição do fórum, 600 pessoas se inscreveram para participar das discussões. Ao todo, os diálogos estão divididos em onze temas e são mediados por professores da instituição.

Abertura foi realizada no Teatro Manoel Bezerra de Melo | Fabrício Mello

Segundo a coordenadora do evento e da Pós-Graduação e Pesquisa da UMC, Tatiana Mello, a ideia é que as pessoas possam “construir, juntas, a cidade que queremos para o futuro”.

O Mogi 500 anos é um projeto iniciado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, em 2020, que busca elaborar um plano de ações para o desenvolvimento da cidade até 2060. 

A UMC, que é representada no conselho do projeto pelo Pró-Reitor Acadêmico e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Dr. Cláudio José Alves de Brito, decidiu realizar o fórum para promover mais debates e ouvir diferentes esferas da sociedade sobre os planos para o futuro de Mogi das Cruzes.

“Aqui é o local para discutir isso. A gente – o pessoal da minha faixa etária – discutir o futuro é engraçado porque a gente não vai estar aqui, mas nós temos a responsabilidade de liderar esse movimento, mas escutando os jovens,” ressaltou Brito, em entrevista ao O Diário.

Entre os temas debatidos no fórum estão a mobilidade urbana, habitação de interesse social, a relação escola-família, saneamento, clima, indústria, estratégias de saúde, entre outros. As discussões seguem acontecendo até às 12h de hoje, com o encerramento do fórum previsto para acontecer  às 13h.

Membros da sociedade civil participam dos debates do fórum | Fabrício Mello

Após a realização dos debates, onze cartas reunindo os principais pontos levantados em cada discussões serão formuladas e encaminhadas para a prefeitura e para a presidência da Câmara de Mogi das Cruzes. Com isso, o objetivo é que as autoridades da cidade possam apreciar e estudar os planos e sugestões da sociedade para o futuro de Mogi das Cruzes.

Veja Também