UMC inova com programa de nivelamento estudantil
UMC está promovendo reforço escolar nas disciplinas básicas do ensino médio para ingressantes e veteranos visando fortalecer o ensino acadêmico
Educação | Reprodução - Freepik
Reportagem de: O Diário
“Deixar todos os alunos na mesma página”. Assim, a UMC está promovendo reforço escolar nas disciplinas básicas do ensino médio para ingressantes e veteranos visando fortalecer o ensino acadêmico, independentemente da área de formação.
Uma iniciativa da UMC se destaca atualmente pelos importantes resultados que vêm sendo obtidos junto aos alunos: o Programa de Nivelamento Estudantil, que tem como principal característica dar apoio aos alunos ingressantes e veteranos dos cursos de graduação oferecendo conteúdo do ensino médio e acesso a conhecimentos básicos em disciplinas de uso fundamental para a formação universitária.
Mas como acontece o Programa de Nivelamento? Nenhum aluno é obrigado a participar, mas, semestralmente ele é oferecido gratuitamente aos discentes da graduação, independentemente do semestre. A única obrigação do aluno é se inscrever nas aulas que desejar assistir, para que ele possa ter o benefício de poder validar a sua participação nas aulas, como Atividade Complementar.
As aulas são oferecidas no contraturno da graduação, justamente para que todos possam participar, nas disciplinas de matemática, português, biologia, física e química.
Esta é uma ferramenta necessária para que a UMC obtenha equilíbrio, visto que os alunos desse programa não são submetidos a avalições, somente aulas e discussões de modo geral. “O Programa de Nivelamento dá, sim, impacto no desempenho da graduação, porque o programa é direcionado para suprir eventuais deficiências dos alunos em algumas das disciplinas mais comuns do ensino médio e que serão importantes nos cursos superiores”, explica o professor Helio Martucci.
Aulas
O professor Fernando Casanova, doutor em Biologia Funcional e Molecular, leciona biologia no Programa de Nivelamento e revela que em suas aulas, a preferência é dar atenção aos pontos graves na aprendizagem dos alunos. “A escolha dos temas é livre, pois não temos o compromisso da avaliação. Muitos chegam nas aulas em busca das horas de Atividade Complementar, mas logo percebem a importância do conteúdo, voltam com mais vontade de participar e, no final, todos acabam ficando em igualdade de conhecimento de temas que antes eles mesmo julgavam difíceis”, explica o professor.
Os participantes do Programa de Nivelamento têm a oportunidade de revisitar 5 temas distintos, em 5 aulas de cada disciplina. A professora e doutora em Engenharia Elétrica Silvia Martini, há 18 anos na UMC como docente nos cursos de graduação e pós-graduação, conta que a iniciativa deste projeto nasceu dos professores. “Nós percebemos que muitos alunos tinham dificuldades básicas. Eu, por exemplo, na disciplina de matemática, percebi que muitos ingressantes tinham dificuldades de execução de cálculos. Então reunimos as disciplinas de base e resolvemos montar essas aulas”, conta Silvia.
É importante destacar que o Programa de Nivelamento não visa recuperar questões do ensino médio na Universidade. Mas sim, equilibrar o nível do conhecimento dos alunos em sala de aula, possibilitando, inclusive, a oportunidade de todos partirem da largada dessa corrida dotados das mesmas ferramentas. “Permitir que todos os alunos tenham um bom impulso na largada fará com que o desempenho na competição possa levar à conquista de recordes. É isto que a UMC deseja e proporciona ao aluno, impulsionar a largada, acelerando o seu conhecimento”, explica o professor Jocel de Souza Rego, físico e astrônomo que ministra as aulas de física.
Resultados
No primeiro semestre de 2022, a área de saúde UMC foi a que mais contou com inscritos para as aulas, com 48%; seguidos por 37% de procura nas disciplinas das áreas de exatas. Ou seja, matemática, biologia e química ainda são historicamente complicadas para muitos alunos na hora da aprendizagem.
Para o professor e doutor em Biologia Funcional e Molecular, Fernando Casanova, talvez por isto, acabam sendo algumas das disciplinas mais procuradas pelos alunos que têm interesse no Programa de Nivelamento. “Desde o Ensino Médio, quando os alunos passam a ter contato com os cálculos mais complexos, acredito que é gerado o trauma, e na graduação, em especial quem opta pelos cursos de áreas da saúde, onde as disciplinas envolvem química, biologia e matemática, o aluno vai se deparar com esses cálculos e fórmulas. Por isso, vejo que eles se esforçam para estar presentes nestas aulas, e que as tornam uma das mais procuradas pelos alunos”, avalia o professor.
Vestibular
Já estão abertas as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2023 da UMC. O cadastro para realização da prova pode ser feito no site da UMC até o dia 31/08.
As vagas são para os turnos da manhã ou noite, em mais de 40 cursos nas áreas de: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Humanas, Exatas, além dos Cursos Superiores de Tecnologia.