UMC marca presença em renomado Simpósio de Genética Aquática na Espanha
Na ocasião, o professor doutor Alexandre Wagner Hilsdorf apresentou o trabalho de pesquisa sobre garoupas (peixe marinho), desenvolvido no laboratório de genética da UMC.
11/06/2025 16h57, Atualizado há 5 meses
Doutor Alexandre Wagner Hilsdorf na 15ª edição do Simpósio Internacional de Genética na Aquacultura, na Espanha | Divulgação
O Prof. Dr. Alexandre Wagner Hilsdorf representou a UMC na 15ª edição do Simpósio Internacional de Genética na Aquacultura, que ocorreu entre os dias 11 a 17 de maio, na cidade histórica de Cádiz, na Espanha. O evento, que ocorre a cada três anos, é reconhecido como o mais antigo e tradicional na área de genética aplicada à produção de organismos aquáticos, reunindo os maiores especialistas do mundo.
Na abertura, o professor apresentou o trabalho de pesquisa sobre garoupas (peixe marinho), realizado em colaboração com o professor Fabiano Menegidio, a doutoranda Pamela Souza Correia e o pós-doutorando Caio Augusto Perazza. O estudo, desenvolvido no laboratório de genética da UMC, resultou na criação de um conjunto de marcadores genéticos para a espécie garoupa-verdadeira, em parceria com a empresa Redemar Alevinos. Esses marcadores serão utilizados em programas de melhoramento genético da espécie.
A garoupa, um peixe marinho de grande importância nas águas brasileiras e representado na nota de 100 reais, é atualmente uma espécie vulnerável e protegida. “Nosso trabalho visa contribuir para a preservação e o melhoramento genético da garoupa, garantindo sua sustentabilidade e proteção”, explicou o professor Alexandre.
O simpósio contou com a participação de representantes de 29 países, totalizando mais de 200 participantes, entre pesquisadores e estudantes. “A UMC foi a única instituição do Alto Tietê representada no simpósio, o que reforça nosso compromisso com a pesquisa e a inovação”, afirmou.
Conheça mais da UMC, acesse o site da instituição.