Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

38° Akimatsuri recebe doação de alimentos para o Fundo Social de Mogi

Evento é atração na cidade neste sábado e domingo (5 e 6/4) e no próximo final de semana (12 e 13/4)

5 de abril de 2025

Reportagem de: O Diário

O 38° Festival de Outono Akimatsuri começou na manhã deste sábado (5/4), no Centro Esportivo da Associação Cultural de Mogi das Cruzes – Bunkyo. O evento conta com ampla programação que pode ser conferida também no domingo (6/4) e no próximo final de semana. A festa irá arrecadar durante todos os dias de evento alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias de vulnerabilidade social, por meio do Fundo Social de Mogi das Cruzes.

Além das doações, a pasta conta com uma barraca no evento para comercializar doces, como fondue, morango e uva com chocolate, maçã do amor, coquinho e brigadeiro.

A prefeita Mara Bertaiolli acompanhou a abertura do Akimatsuri ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis, da presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Marco Bertaiolli, da diretora do Bunkyo, deputados, vereadores e demais autoridades.

Atrações do 38º Akimatsuri

Realizado desde 1986 pelo Bunkyo de Mogi para agradecer às boas colheitas, o Akimatsuri mantém a tradição de destacar a produção hortifrutigranjeira da região. No Pavilhão de Exposição Agrícola são apresentados mais de 500 itens doados por 120 produtores de flores, frutas, legumes, hortaliças, ovos do Alto Tietê – região que faz parte do Cinturão Verde do Estado de São Paulo. O setor de fungicultura é representado com grande variedade de cogumelos.

No palco, o público pode conferir 60 atrações culturais, com artistas nikkeis e programação ininterrupta.

Além disso, uma Vila Cultural esta à disposição para os visitantes vivenciarem artes milenares japonesas, como a Cerimônia do Chá, oficinas de shodô (escrita japonesa), origami, mangá, soroban (calculadora japonesa) e fazer pedidos no Tanabata (árvore onde os pedidos são pendurados).

O festival também tem outros pontos altos como os concursos Miss Akimatsuri, neste sábado (5/4), Miss e Mister Akimatsuri Júnior, no dia 12 de abril, e de cosplay, com programação especial que conta com nomes da cultura geek.

Há ainda a cerimônia de Tooro Nagashi, o ritual de soltar lanternas de isopor com velas na lagoa para fortalecer os laços familiares. Devido à alta procura, neste ano a cerimônia acontecerá nos dois sábados do festival (5 e 12 de abril), a partir das 17h45.

A Praça de Alimentação é uma atração à parte devido à quantidade de pratos oferecidos, que vão desde os mais comuns, como yakissoba, udon e lâmen, até os mais diferentes como o okonomiyaki (pizza japonesa) e o takoyak (bolinho feito de polvo), hot dog coreano, entre outros.

São mais de 35 boxes, que oferecem também tempurá, gyoza, harumaki, oniguiri, yakitori, e outras iguarias, como doces, pastel, churrasco e espetinhos de carne e frango, entre outros

TV Diário

A TV Diário, uma das apoiadoras do evento, conta com um stand no evento. O box é decorado com a identidade visual da emissora e conta com um painel da nova novela da Globo, Vale Tudo. O público pode visitar o espaço e até tirar fotos no cenário. Além disso, o stand tem um karaokê para os mais extrovertidas soltarem a voz. O local estará disponível para visita nos dois finais de semana do evento.

Stand da TV Diário no Akimatsuri | Foto: reprodução
Stand da TV Diário no Akimatsuri | Foto: reprodução
Veja Também