Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Akimatsuri começa neste sábado com Tooro Nagashi e concurso de Miss

Evento será realizado no Centro Esportivo Bunkyo, localizado na avenida Japão

Por
04/04/2025 14h02, Atualizado há 6 meses

Tooro Nagashi acontecerá em dois finais de semana no Akimatsuri | Divulgação.

  • Ana Lívia Terribille e Geovanna Albuquerque

Com início neste sábado (5), a 38ª edição do Akimatsuri, maior festival de cultura japonesa do Brasil, marca a retomada do tradicional evento em Mogi das Cruzes. Realizado no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na avenida Japão, o festival terá programação em dois fins de semana e promete destacar as tradições nipônicas com atrações como a cerimônia do Tooro Nagashi e o concurso de Miss Akimatsuri 2025.

Neste ano, o festival tem como novidade a realização da cerimônia Tooro Nagashi, uma das atrações mais esperadas, nos dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de abril. Nos anos anteriores, a cerimônia era realizada em somente um dia do evento. A celebração consiste na soltura de lanternas flutuantes na lagoa do centro esportivo do Bunkyo. No Japão, o rito é realizado no Dia de Finados para homenagear os antepassados, no entanto, no Akimatsuri a tradição é praticada para fortalecer os laços familiares e, para alguns, pode ser o momento de fazer pedidos para serem realizados nos próximos meses.

Além do simbolismo da cerimônia, seu nome também carrega um significado especial. “Tooro” significa “lanterna de papel”, e “Nagashi” pode ser traduzido como “flutuar” ou “ser levado pela correnteza”, o que já explica as atividades centrais presentes no evento.

Os barquinhos são confeccionados sobre uma base de isopor, com estrutura de palitos de bambu e revestidos com papel de seda. No interior, carregam uma vela e podem ser decorados com desenhos e mensagens que tenham um significado especial para quem os produz. Os interessados em participar da tradição podem adquirir cada Tooro por aproximadamente R$ 20. A organização do evento recomenda a compra antecipada, pois há uma quantidade limitada de barquinhos vendidos no local.

Além do Tooro Nagashi, outra atração esperada no festival é o 14º Concurso de Miss Akimatsuri. A competição será realizada neste sábado a partir das 21h (confira a lista completa das candidatadas no site oficial do evento). Todas as quatro vencedoras do concurso (Miss Akimatsuri, 1ª, 2ª e 3ª princesas)  serão premiadas com diversos prêmios dos patrocinadores. A miss Akimatsuri ganha uma viagem nacional com direito acompanhante e é automaticamente classificada para o “Miss Nikkey São Paulo” e o “Miss Nikkey Brasil”, eventos estadual e nacional, que acontecerão em julho, durante o Festival do Japão, em São Paulo. 

Bianca Tiemi foi eleita a Miss Akimatsuri 2024 | Divulgação.
Bianca Tiemi foi eleita a Miss Akimatsuri 2024 | Divulgação.

Confira o cronograma completo do primeiro final de semana:

Sábado (5)

Cronograma das atrações sábado (5) no Akimatsuri | Foto: reprodução
Cronograma das atrações sábado (5) no Akimatsuri | Foto: reprodução

Domingo (6)

Cronograma das atrações domingo (6) no Akimatsuri | Foto: reprodução
Cronograma das atrações domingo (6) no Akimatsuri | Foto: reprodução

Mais noticias

Parque Centenário recebe evento de combate ao trabalho infantil

CNL realiza ação para esclarecer dúvidas sobre pedágio eletrônico em Mogi

Homens são presos após tentativa de assalto no Terminal Geraldo Scavone

Veja Também