Diário Logo

O Diário Logo

Joe Hirata se apresentará sábado no Akimatsuri, em Mogi

Apresentação ocorrerá a partir das 20h30, de acordo com a programação no evento; artista já participou de importantes programas nacionais

9 de abril de 2024

Show do cantor será uma das principais atrações do próximo fim de semana no festival Akimatsuri | Divulgação

Reportagem de: Fabio Pereira

O 37º Festival de Outono Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, receberá no próximo sábado (13/04), às 20h30, uma apresentação musical do cantor Joe Hirata. O evento, que ocorrerá no Centro Esportivo Bunkyo (avenida Japão, 5.919 – Porteira Preta), é um dos maiores festivais de valorização à cultura nipo-brasileira. O artista é reconhecido nacionalmente e já foi entrevistado em aclamados programas da televisão brasileira como “Jô Soares”, “Hebe Camargo” e “Raul Gil”. 

Desde a infância, o cantor já organizava shows e integrava apresentações de canto no Brasil e Japão. Uma de suas maiores conquistas foi a participação no concurso amador de canção japonesa NHK Nodojiman. No total, mais de 80 mil pessoas estiveram presentes, contudo, Hirata sagrou-se campeão após apresentar a música “Shining on Kanashi”, Nippon Iti, tornando-se o primeiro estrangeiro a vencer na história do país do sol nascente. 

Olá, pessoal. Aqui é o Joe Hirata e eu convido você para um evento muito especial, o Akimatsuri, um dos maiores eventos da nossa comunidade nipo-brasileira. Será um evento com várias atrações artísticas, muito da culinária japonesa, cosplay e miss nikkey. O meu show será no segundo sábado, dia 13, a partir das 20 horas. Compartilhe com seus amigos, espero vocês. Grande abraço”, destaca o artista. 

Em 2020 ele foi intérprete e também participou da produção da música “Laços de amizade” em celebração aos 30 anos da comunidade brasileira no Japão – que foi um projeto de Maurício de Souza e a Turma da Mônica -, lançado simultaneamente em ambos os países.

O evento

As celebrações, que foram iniciadas no último fim de semana (06 e 07/04), já proporcionaram para o público presente muitas ações voltadas à cultura e às tradições japonesas. Um dos exemplos práticos foi a execução da cerimônia Tooro Nagashi, efetuada em homenagem aos antepassados. O ato consistiu em colocar um barquinho na água com o nome de uma familiar e, na sequência, as velas acesas guiam as almas dos mortos para o descanso em um lugar tranquilo. 

Além disso, houve o “Bon Odori”, outra importante celebração nipônica, que tem como principal objetivo celebrar a boa colheita, além de guiar para o paraíso os espíritos que já se foram. A ação é uma dança visando a valorização do espírito e o respeito à memória dos antepassados.

No Japão, esta é uma tradição semelhante ao Dia Finados no Brasil, celebrado em 2 de novembro. Um dos pontos principais, nesta dança, é a honra e o agradecimento aos ancestrais em volta do Yagurá.

Veja Também