Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Veja nove novidades do Festival de Outono Akimatsuri realizado em Mogi das Cruzes

O Festival de Outono Akimatsuri realizado em Mogi das Cruzes é dos maiores eventos da cultura japonesado do Brasil

Por Josué Suzuki
05/04/2025 10h59, Atualizado há 6 meses

Tooro Nagashi é uma das principais atrações do Akimatsuri | Divulgação

Já em sua 38ª edição, o Festival de Outono Akimatsuri é tradição em Mogi das Cruzes e figura como um dos maiores eventos da cultura japonesa do Brasil. Os números impressionam, com 140 estandes, mais de 60 atrações e um público esperado de 135 mil pessoas. O festival ocorre em dois finais de semana. Além de hoje e amanhã (5 e 6 de abril), o público também é aguardado para o próximo sábado e domingo. Este ano, tem novidades. E O Diário separou algumas delas. Confira mais abaixo.

1. Área para crianças autistas

O Akimatsuri deste ano tem uma novidade voltada à inclusão: o espaço TEA, ambiente especializado preparado para crianças autistas e com outros diagnósticos que necessitam de um local tranquilo para se acalmar durante o evento. O espaço tem a presença de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e acompanhantes terapêuticos. Eles estarão à disposição neste espaço para acompanhar as crianças em momentos de sobrecarga emocional.

2. Arrecadação de alimentos

O Festival Akimatsuri, além de incentivar a cultura japonesa, exerce um papel social importante também. Neste ano, o evento também promove uma ação de arrecadação de alimentos. Tudo o que for arrecadado será revertido para o Fundo Social de Mogi das Cruzes. Para incentivar as doações, o ingresso solidário conta com um pedido de ajuda, para que a pessoa que ganhou o ingresso traga um quilo de alimento. A doação não é obrigatória, mas as pessoas podem ajudar quem mais necessita.

3. Área ampliada

Para este ano de 2025, o Festival Akimatsuri de Mogi das Cruzes contará com cerca de 140 estandes, divididos entre expositores de insumos agrícolas, automotivos, expositores de serviços, minishopping com os bazaristas e uma ampla praça de alimentação. A previsão é que 135 mil pessoas passem pelo Centro Esportivo do Bunkyo, na Avenida Japão, 5919, no bairro da Porteira Preta ao longo dos dois finais de semana do festival, que celebra a cultura japonesa com uma programação diversificada.

4. As atrações

Somente no palco serão mais de 60 atrações típicas diferentes. A cada 30 minutos, um show diferente para o público que assiste sentado, em uma área coberta. Entre os destaques deste ano do Akimatsuri estão a cerimônia do Tooro Nagashi, o concurso de cosplay, apresentações de taiko (tambores japoneses), danças tradicionais, shows musicais, além da presença do cantor Roberto Casanova, que veio do Japão e está em turnê em shows da comunidade nipobrasileira.

5. Dois dias de concurso para Cosplay

Para este primeiro domingo de festival, dia 6 de abril, os cosplayers poderão participar da modalidade Apresentação, com performance no palco, incluindo atuação, trilha sonora, cenários e vídeos de fundo. A ideia é que o participantes apresentem uma ideia original da obra escolhida. Já no dia 13 de abril será o consagrado Concurso Cosplay, desfile que contará com 70 vagas. Os vencedores das duas categorias dividirão R$ 2 mil em prêmios.

6. Área Pokemon

A Área Pokémon é uma das novidades do Akimatsuri deste ano. Totalmente temática para os apaixonados pelo universo da franquia, os visitantes poderão se divertir com diversas atividades relacionadas a Pokémon GO, Pokémon TCG (cartas), Pokémon Pocket (aplicativo de cartas) e Pokémon Unite (jogo de celular). Para tornar ainda mais especial a experiência para os fãs, os influenciadores de Pokémon, conhecidos como Pokétubers, estarão no evento para interagir com o público. Wesley (Direto da Cozinha), Kaio (Jogada Excelente), Pelozinn e Caio (5PraMeioDia) são alguns dos grandes nomes confirmados.

7. Selo 130 anos Brasil e Japão

O Akimatsuri reforça seu compromisso com a valorização das tradições e o fortalecimento dos laços entre Brasil e Japão. Isso está claro com o uso do logotipo comemorativo dos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O selo oficial, lançado em 15 de janeiro de 2025 pela Embaixada do Japão no Brasil e pelo governo brasileiro tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e ampliar a conscientização sobre a importância dessa relação histórica. Qualquer evento ligado à cultura japonesa pode usar logotipo. O evento em Mogi das Cruzes, ao incorporar o uso dessa marca, reforça seu papel como um dos pilares da comunidade nikkei do Brasil.

8. Tooro Nagashi

Tooro Nagashi acontecerá em dois finais de semana no Akimatsuri | Divulgação.
Tooro Nagashi acontecerá em dois finais de semana no Akimatsuri | Divulgação.

Neste ano, o festival tem como novidade a realização da cerimônia Tooro Nagashi nos dois finais de semana, hoje (5) e dia 12, próximo sábado. Trata-se de uma das atrações mais esperadas do evento. A celebração consiste na soltura de lanternas flutuantes na lagoa do centro esportivo do Bunkyo. No Japão, o rito é realizado no Dia de Finados para homenagear os antepassados, no entanto, no Akimatsuri a tradição é praticada para fortalecer os laços familiares e, para alguns, pode ser o momento de fazer pedidos para serem realizados nos próximos meses.

9. Concurso de miss

Uma das principais atrações do Akimatsuri e que já virou tradição é o concurso de miss. Para este ano, houve uma alteração no regulamento. A principal mudança estabelece que as vencedoras do concurso não puderam se inscrever nesta edição. A candidata eleita Miss também não poderá participar novamente do concurso em outros anos.

Mais noticias

Parque Centenário recebe evento de combate ao trabalho infantil

CNL realiza ação para esclarecer dúvidas sobre pedágio eletrônico em Mogi

Homens são presos após tentativa de assalto no Terminal Geraldo Scavone

Veja Também