Campeão com a seleção brasileira de futsal sub-20 jogava Copa Alabarce
NK é goleiro profissional de futsal e foi campeão Sul-americano com a seleção brasileira sub-20 em 2023
Nicolas comemorando a conquista em cima da Argentina | Acervo Pessoal.
Reportagem de: Vitor Gianluca
Muitos jogadores da várzea brasileira despontam e conseguem espaço em clubes profissionais. A Copa Alabarce de Futebol Amador pode ser considerado o principal celeiro de talentos do futebol de Mogi das Cruzes. Com premiações altas, o torneio reúne nomes como o de Nicolas Antônio Belo de Souza (21), goleiro profissional de futsal que disputou o torneio pelo Jardim Layr e chegou a ser campeão Sul-americano com a seleção brasileira sub-20 de futsal em 2023.
Futebol de várzea é coisa séria, ainda mais quando tem um grande prêmio em dinheiro em jogo. Foi com esse pensamento, que Nicolas foi convidado para defender o gol do Jardim Layr, uma das equipes mais tradicionais da várzea mogiana, na primeira edição da Copa Alabarce, realizada em 2022.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Finalista da Copa Alabarce
Natural de Mogi das Cruzes, “NK”, como é conhecido nas redes sociais é goleiro de futsal e naquele ano, fazia parte do Inter Mogi, clube que o revelou profissionalmente na modalidade. “Joguei por dois anos aí em Mogi em 2021 e 2022”, relembra.
Defendendo a camisa do Layr, equipe fundada em 1980, Nicolas chegou na final da primeira edição, contra o Império. Nicolas fez a sua parte no tempo normal, garantindo o empate sem gols. Nos pênaltis, o Império levou a melhor, vencendo por 4 a 2 e levou para casa o prêmio de R$ 20 mil.
Campeão com a seleção brasileira
Em 2023, NK foi contratado pela Associação Esportiva de Venâncio Aires (Assoeva), do Rio Grande do Sul. Com o bom desempenho, foi convocado para defender a seleção brasileira sub-20 no Sul-americano.
Na primeira fase, o Brasil venceu a Bolívia (10 a 0), o Chile (4 a 0), o Peru (15 a 0) e o Paraguai (4 a 3). Na semifinal, enfrentou a Colômbia e aplicou mais uma goleada, desta vez, por 4 a 0. Na final, em jogo duro contra a seleção argentina, o Brasil venceu por 1 a 0 e ergueu a taça do torneio.
“Disputar o Sul-americano foi um sonho de criança realizado. A maioria dos jovens que começa a jogar bola, sempre sonha em representar e vestir a camisa da seleção brasileira. Então foi uma realização pra mim, ainda mais sendo campeão, algo que vai ficar marcado pra sempre na minha carreira”, disse Nicolas.
Novo time em 2024
Atualmente, NK reside em Santa Catarina e joga profissionalmente no Jaraguá Futsal, time de Jaraguá do Sul. Tem 17 mil seguidores no Instagram e é um dos destaques da equipe do sul do país.