Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Alto Tietê

O menino de Arujá que buscou inspiração e superação no taekwondo

Campeão brasileiro de apenas 17 anos tem vaga garantida no campeonato mundial

Image

Foto: divulgação

Reportagem de: Victoria Freitas

O atleta arujaense Luiz Fabiano Ferreira Leite de Souza iniciou nas aulas de taekwondo com apenas sete anos de idade. Foram anos de dedicação nos treinos, dentro e fora do ginásio, até o tão sonhado título do campeonato brasileiro. Integrante do programa Viva Esporte, da cidade de Arujá, Luiz representou o município ao participar das três etapas do Campeonato Paulista da Liga Nacional de Taekwondo, onde foi campeão na primeira e na segunda etapa e conquistou o segundo lugar na terceira, garantindo sua vaga na Seleção Paulista e no Campeonato Brasileiro, ambos da Liga Nacional da Federação Paulista de Taekwondo. O campeonato nacional foi realizado no último domingo (15) na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Treinado pelo mestre Alex Adriani, o jovem de 17 anos tornou-se campeão brasileiro.

Ao longo dos anos, a disciplina e os sonhos de Luiz andaram lado a lado. “Foi uma dedicação muito grande que eu tive, eu e meu mestre… ele começou a me treinar… eu fui evoluindo cada vez mais e hoje estou aqui, conquistando os sonhos que eu queria” diz ele. O jovem intensificou os treinos conforme as conquistas nas categorias. Hoje, o atleta treina cinco vezes por semana, em média duas horas por noite.

O taekwondo representa muita coisa pra mim… Ele me ajuda no emocional, dentro de casa, fora de casa, na educação com as pessoas… O taekwondo sempre vem na minha mente, ele controla todas as minhas emoções. Nós trabalhamos muito isso de emocional e respeito, então ele mudou muito a minha vida. O esporte é muito importante pra mim, é uma coisa que me distrai e me faz ter foco diariamente“, afirma.

O atleta que se tornou faixa preta no final de 2024, conta que as dificuldades enfrentadas em família foi um dos motivos que o fez se dedicar cada vez mais. Ao se deparar com um familiar enfrentando problemas de saúde, encontrou seu ponto de esperança no esporte. “Eu passava dia todo com o meu mestre treinando, em outras academias, em outros lugares, pois eu queria alcançar um patamar que eu ganhasse dinheiro, que ajudasse aqui, porque tava (sic) muito difícil… Eu precisava de uma motivação para dar esse início do que está acontecendo agora, graças a Deus, me classifiquei para o mundial”

Incentivo da mãe e do mestre são aliados do atleta no Taekwondo

A mãe de Luiz, Fabiana Ferreira Leite, conta sobre o início do jovem na modalidade e também sobre os diversos desafios enfrentados ao longo da trajetória até aqui. “Meu filho iniciou no esporte pelo falecimento do meu pai, ele começou a ter convulsões, foi emocional… o médico falou que era bom ele fazer esporte, aí nós passamos em frente ao ginásio e estava tendo taekwondo, ele gostou e se interessou, aí ele começou a treinar, ajudou muito ele”, disse ela.

Apesar das grandes dificuldades a cada campeonato, a mãe do atleta se mantém em posição de grande incentivadora. “Ás vezes eu tiro da onde não posso, mas eu tiro… Quando eu não posso ir pro campeonato com ele, eu mando ele ir com o mestre… O taekwondo é um esporte muito lindo, mas é muito caro. Cada dia é uma batalha, eu fico feliz por fazer isso, faço de coração”, Fabiana compartilha o orgulho do filho e torce para que possa prestigia-lo ainda em grandes competições como as olimpíadas.

Além disso, ela ainda reforça a importância do esporte para a juventude. Em sua visão enquanto mãe, o esporte ajuda os jovens emocionalmente, a se desenvolvendo e criando uma boa conduta. Seu incentivo à todos os interessados na prática de esportes é o reforço de como essas atividades podem ser transformadoras. “Hoje o problema é muito financeiro, famílias simples, de baixa renda… e é daí que estão saindo os melhores atletas do nosso Brasil e até do mundo”, complementa.

O mestre comenta

“O esporte tem um impacto profundo na vida dos jovens, ele vai muito além da atividade física, é uma ferramenta de transformação social, emocional e até mesmo educacional. Promove autoconhecimento e a construção de sonhos… isso influencia em todas as áreas”, conta Alex Adriani, treinador de Luiz Fabiano.

O mestre responsável pelos treinos do campeão brasileiro compartilha os benefícios que a prática do esporte proporciona aos jovens, com o ensino de técnicas, valores e senso de trabalho em equipe, além de oferecer uma alternativa saudável para o uso do tempo livre, contribuindo com o desenvolvimento pessoal, social e até o afastamento de situações de risco, como a violência. Com emoção, Alex conta sobre a experiência de ver um de seus alunos alcançando títulos tão importantes.

“Eu acompanho de perto o esforço dos alunos, as dificuldades, a evolução. Quando eu vejo esses jovens alcançando resultados, sendo dentro ou fora dos tatames, eu sinto que todo o trabalho, esforço e tempo investido valeram a pena. Mais do que vitórias, é ver a transformação de cada aluno, de cada pessoa… ver os jovens mais confiantes, mais determinados, mais humanos, mais amigos… é o maior presente que um treinador pode receber”

Arujá também será destaque ao sediar o 2º Campeonato Mundial de Taekwondo nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2025 no ginásio da PL Golf. O evento é uma realização da Liga Nacional de Taekwondo, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, e reunirá atletas de faixas pretas de diversos países, inclusive Luiz Fabiano que conquistou sua vaga ao ganhar o Campeonato Nacional. “As expectativas estão boas, eu estou treinando todos os dias, literalmente… durmo e acordo pensando em Taekwondo. Estou treinando firme todos os dias para ir bem no campeonato mundial.” afirma o atleta.