90% das empresas no Brasil não estão seguras contra ameaças cibernéticas, afirma especialista
Evento solidário em Mogi das Cruzes alerta sobre a importância da cibersegurança
Fábio Queiroz é especialista em Tecnologia e Segurança da Informação da SanviTi | Foto: divulgação
Reportagem de: O Diário
Mesmo com a conscientização crescente sobre a importância da cibersegurança, muitas empresas, especialmente pequenas e médias, não investem o suficiente em segurança da informação por acharem que estão menos propensas a ataques. Com isso, se tornam mais vulneráveis as ameaças cibernéticas e aos hackers, que invadem os seus sistemas, derrubando ou sequestrando seus bancos de dados.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Segundo Fábio Queiroz, especialista em Tecnologia e Segurança da Informação da SanviTi, empresa brasileira associada à Acronis, um dos maiores players mundiais no segmento, quando isso acontece os prejuízos e danos são imensuráveis à empresa.
“A invasão, geralmente, tem uma motivação financeira. O hacker oferece propostas de valores altos para devolver o banco de dados, e o pior – sem garantias que vai cumprir a chantagem. A credibilidade da empresa também fica abalada no mercado, já que vazou dados confidenciais de seus clientes. Outro risco é que mesmo sendo vítima, a empresa pode se tornar ré numa ação judicial devido às novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, alerta o especialista.
De acordo com o Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), seis em cada dez empresas brasileiras sofreram ataques ou incidentes cibernéticos que impediram o acesso de seus dados em 2023. Os números fazem parte da pesquisa realizada pela Dell Technologies que reúne insights sobre a confiança de responsáveis por TI e segurança de organizações em todo o mundo. “Cerca de 90% das empresas no Brasil não estão seguras contra ameaças cibernéticas, é um percentual muito grande, que precisa de atenção urgente”, ressalta Fábio Queiroz.
Evento solidário alerta sobre ameaças cibernéticas
Dado o aumento dos ataques cibernéticos e o impacto financeiro significativo que eles podem ter, para conscientizar as empresas sobre os riscos acontecerá em Mogi das Cruzes, no dia 24 de Outubro, das 8h às 12h30, o “OctSecurity 2024– Ameaças Cibernéticas: Sua empresa está segura?”, com inscrições abertas por meio deste link.
O ingresso é solidário e será revertido 100% para o Projeto Only Way, sem fins-lucrativos que oferece atividades esportivas e culturais para crianças e adolescentes do Jardim Santa Tereza, em Mogi das Cruzes.
O OctSecurity 2024 trará para Mogi referências nacionais e internacionais em TI e Segurança da Tecnologia, como Regis Paravisi, da Acronis, e Yanis Stoyannis, diretor de Segurança da ERICSSON para a América Latina e também presidente do Comitê de Segurança da Associação Brasileira da Internet das Coisas (ABINC). Participam da programação especialistas em LGPD, telecomunicações, networking, comunicação assertiva e empresários que trarão cases de como conseguiram proteger seus dados de invasões cibernéticas.
“Pensamos em organizar um evento de utilidade corporativa porque a ameaça, muitas vezes, vem da onde menos esperamos, como o ‘phishing’, aquele e-mail falso, que o funcionário pode acessar e ser a porta de entrada para ataques cibernéticos”, frisa Fábio Queiroz, que está à frente da coordenação do evento.
O OctSecurity 2024– Ameaças Cibernéticas: Sua empresa está segura? será realizado no auditório da Only Way, localizado na rua Rua Francisco Martínez Casanova, 595, Santa Tereza, Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas no site.