Fiesp/Ciesp aponta viés ambiental na retomada econômica das cidades
Evento virtual discute gestão ambiental com empresários e gestores públicos nas cidades do Alto Tietê e Vale do Paraíba
Sustentabilidade | Reprodução - Freepik
Reportagem de: O Diário
A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) reuniram mais de 150 gestores públicos e empresários do Alto Tietê e Vale do Paraíba em evento virtual promovido na manhã desta quarta-feira para discutir “A Gestão Ambiental nos Municípios”.
Com foco nas responsabilidades das administrações públicas, no compartilhamento de experiências e busca de recursos financeiros, a live destacou o viés ambiental na retomada econômica pós-pandemia.
O vice-presidente do Ciesp, Rafael Cervone Netto, abriu o evento com um alerta das consequências ambientais decorrentes da urbanização acelerada, bem como o aumento das responsabilidades dos municípios.
“Mesmo com a pandemia, vivenciamos um aumento da urbanização, o que traz grandes desafios e uma longa jornada aos municípios na gestão ambiental e promoção da sustentabilidade, o que torna a articulação regional de grande importância para mitigar os efeitos”, disse.
Para o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), prefeito Rodrigo Ashiuchi, a união das entidades junto ao poder público é importante para a retomada econômica pós-pandemia com foco na sustentabilidade.
“A construção de práticas de impacto positivo na gestão ambiental nos municípios se faz com debates e com a soma de experiências de instituições que têm credibilidade e que farão toda a diferença na retomada gradual econômica, com geração de empregos e desenvolvimento sustentável”, pontuou.
A live trouxe para o debate temas como o licenciamento ambiental municipal, abordado pelo especialista de Gestão Ambiental, Jorge Rocco, e a interface das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a gestão ambiental, apresentada pela gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, Anícia Pio.
O diretor do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro, destacou o momento oportuno para a discussão da questão ambiental, já que há poucos dias ocorreu a Cúpula Mundial do Clima e no início do próximo mês esse comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele também falou da contribuição da indústria para a sustentabilidade nos municípios.
“O Alto Tietê, em especial, mesmo no meio da mancha urbana da Grande São Paulo, possui mais de 20% de cobertura vegetal no seu território e é uma das grandes produtoras de água do Estado. O que é uma dádiva ao mesmo tempo que aumenta as nossas responsabilidades. A indústria tem sido, nos últimos anos, uma importante contribuinte do controle da poluição e uso consciente dos recursos naturais, que favorecem a preservação ambiental. E temos total interesse em apoiar as ações das prefeituras”, disse.
Juliano Abe, diretor adjunto do Departamento para Ações Regionais da Fiesp, ressaltou que o evento mostrou o compromisso dos gestores públicos do Alto Tietê e Vale do Paraíba com a retomada econômica num viés ambiental e sustentável, o que é muito louvável.
“Também mostrou a liderança e engajamento técnico e político do CONDEMAT, além da credibilidade com que pautas e agendas tão importantes são tratadas pela entidade que hoje tenho a honra de integrar”, concluiu após apresentar na live as alternativas para o financiamento de projetos ambientais.
(O ebook da Fiesp/Ciesp sobre A Gestão Ambiental nos Municípios está disponível para consulta no portal da Fiesp)