Evento em Mogi das Cruzes reúne profissionais da comunicação para falar sobre o setor
Evento é gratuito e voltado aos estudantes e profissionais da área de comunicação
18/10/2026 12h12, Atualizado há 1 hora
Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução/Canva
Mogi das Cruzes recebe, nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), a segunda edição do Fest’UP Alto Tietê, com palestras sobre criatividade, mídia, jornalismo, inovação, Creator Economy e os impactos da inteligência artificial. Promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP) Alto Tietê, o evento reunirá sete profissionais que atuam em empresas e marcas da comunicação brasileira.
Fest’UP Alto Tietê deste ano tem como tema l “Trilhas da Comunicação”, voltado aos estudantes e profissionais de diferentes áreas da indústria da Comunicação. O evento é realizado em parceria com o Centro Universitário Braz Cubas e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Nesta segunda-feira (19), na abertura da programação, no Centro Universitário Braz Cubas, o público poderá acompanhar uma apresentação conjunta de três profissionais da agência Galeria: Ermínia Campolino, diretora de Mídia; Sílvio Amorim, diretor Executivo de Criação; e Tawane Silva, diretora Associada de Criação.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Com o tema “Criatividade integrada: por trás de toda grande campanha, tem uma grande equipe”, o trio vai mostrar como diferentes especialidades trabalham juntas na construção de grandes campanhas.
Ermínia Campolino acumula mais de 15 anos de experiência em mídia, com passagens por agências como Y&R e DM9DDB e atuação também no mercado de veículos, especialmente na TV Globo. Sílvio Amorim, com 30 anos de carreira, já liderou campanhas para grandes marcas e teve trabalhos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais de criatividade, como Cannes Lions, Clube de Criação e Effie.
Já Tawane Silva atua na intersecção entre criatividade, estratégia e cultura. Fundadora do Lab Periféricas e idealizadora da categoria Periferia Criativa no Clube de Criação de São Paulo, conquistou um Leão em Cannes pelo trabalho “Imaginary Squads”, do Itaú, e integra a lista 30 Under 30 do Meio & Mensagem.
A programação do dia 19 também terá dois profissionais do jornalismo regional: Larissa Rodrigues, repórter do G1 Mogi das Cruzes e Suzano, e William Tanida, chefe de reportagem da TV Diário e apresentador do Bom Dia Diário.
“Entre o fato e a notícia: a importância da apuração na comunicação” será o tema da palestra de Larissa Rodrigues. Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, ela tem mais de 14 anos de experiência na área e atua no G1 desde 2023, depois de uma trajetória no jornal O Diário.
A palestra de William Tanida terá como tema “A Força da Fonte: Construindo uma Carreira no Jornalismo de Credibilidade”. Com uma trajetória de mais de duas décadas na televisão, Tanida participou da implantação da TV Diário, em 2000, e passou por diferentes funções antes de chegar à reportagem e à apresentação.
Ao longo da carreira, participou de grandes coberturas, incluindo uma expedição à Antártida, a Missão de Paz da ONU no Haiti e uma viagem com a Marinha do Brasil ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Também teve participações em telejornais da TV Globo.
Já na terça-feira (20), na Universidade de Mogi das Cruzes, o evento terá uma discussão sobre os impactos da inteligência artificial sobre a criatividade, o branding e a construção de marcas. Pedro Assis, estrategista de branding, empreendedor e fundador e CEO da Walks, será o responsável pela palestra “Se todo mundo usa a mesma IA, quem está criando algo diferente?”.
Pedro abordará os impactos do uso da inteligência artificial na comunicação e os desafios para diferenciar conteúdos e estratégias de marca. A palestra também tratará do papel do repertório na criação de ideias e no desenvolvimento de soluções criativas e relevantes.
Além de liderar a Walks, onde estruturou um ecossistema de marketing orientado à inovação, liderança de equipes e posicionamento estratégico de marcas, Pedro Assis também atua como CMO da HUB4Pay. Em sua atuação profissional, trabalha no desenvolvimento de estratégias voltadas à valorização das marcas, combinando visão analítica, benchmarks de excelência e execução coletiva como pilares de crescimento sustentável.
Encerrando a programação do Fest’UP Alto Tietê, Deh Bastos, diretora de Estratégia & Criação e fundadora da Brieflexia, leva ao palco da UMC a palestra “Em tempos de IA, criar ainda é coisa de gente?”.
Multicomunicadora, diretora criativa e estrategista de conteúdo, Deh Bastos tem 20 anos de experiência em comportamento e cultura. Foi diretora de Criação na Publicis, atuou como jurada em festivais como Cannes Lions e D&AD e foi reconhecida como uma das Women to Watch Brasil 2023. Duas vezes palestrante TEDx e criadora do projeto @CriandoCriançasPretas, Deh também é coautora do livro Maternidades Plurais.
“O mercado de comunicação mudou e continua mudando. Por isso, é fundamental criar espaços em que estudantes e profissionais possam ouvir quem está vivendo essas transformações na prática. O Fest’UP é justamente esse ponto de encontro entre experiência, conhecimento, criatividade e novas possibilidades”, afirma o presidente da APP Alto Tietê, Felipe Palmeira.
As palestras terão duração aproximada de 60 minutos, com espaço para interação com o público. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sympla. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela APP Brasil.
Programação
19 de outubro (segunda-feira) – Centro Universitário Braz Cubas
- Auditório Mauricio de Sousa
- 19h30 – Abertura
- 20h às 21h20 – Agência Galeria
- Ermínia Campolino, Sílvio Amorim e Tawane Silva – “Criatividade integrada: por trás de toda grande campanha, tem uma grande equipe.”
- Sala Interativa
- 20h às 21h20
- Larissa Rodrigues (G1 Mogi e Suzano) – “Entre o fato e a notícia: a importância da apuração na comunicação”
- William Tanida (TV Diário) – “A Força da Fonte: Construindo uma Carreira no Jornalismo de Credibilidade”
- 21h20 – Encerramento
20 de outubro (terça-feira) – Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
- Auditório do Centro Cultural
- 19h30 – Abertura
- 19h45 às 20h20 – Pedro Assis (Walks) – “Se todo mundo usa a mesma IA, quem está criando algo diferente?”
- 20h30 às 21h20 – Deh Bastos (Brieflexia) – “Em tempos de IA, criar ainda é coisa de gente?”