Diário Logo

Conheça as propostas de Mara Bertaiolli para Mogi das Cruzes

Segundo o Plano de Governo da candidata, Saúde e Educação serão áreas prioritárias em uma eventual gestão

28 de setembro de 2024

Mara Bertaiolli, candidata do PL | Reprodução/Redes Sociais.

Reportagem de: Fabricio Mello

Candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo PL, Mara Bertaiolli define, em seu Plano de Governo, a Saúde e a Educação como as principais políticas públicas de sua eventual gestão. No próximo dia 6 de outubro, Mara disputa a vaga no Executivo municipal ao lado do candidato a vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD). 

Com base nas principais demandas apresentadas pela população durante o “Fala, povo!”, quadro das sabatinas realizadas durante O Diário Entrevista nas últimas semanas, O Diário reuniu as propostas de Mara Bertaiolli para Mogi das Cruzes. Confira:

Educação

No documento, Mara escreve que as escolas serão “o centro das atenções”. Uma das primeiras propostas da candidata para o setor é o aumento do número de escolas em tempo integral. Além disso, Mara promete intensificar a oferta de vagas na educação básica – o que inclui creches e pré-escolas.

O ponto mais ousado que Mara traz em seu plano é “eliminar o déficit de vagas na Educação de 0 a 5 anos”. Sobre isso, a candidata cita como exemplo a gestão de seu marido, o ex-prefeito Marco Bertaiolli.

Para os profissionais que atuam junto à Educação, Mara promete a valorização e um aperfeiçoamento do Plano de Carreira de professores, além de investir na formação de novos educadores.

Saúde

Entre as principais propostas para a Saúde de Mogi das Cruzes, Mara menciona a abertura da Maternidade Municipal. O equipamento, inclusive, chega a ser uma de suas promessas com mais destaque em seu programa eleitoral.

Além da maternidade, Mara quer “recuperar” o Sistema Integrado de Saúde (SIS) 160, uma medida para agilizar o agendamento de consultas e exames. Outro programa de atenção em seu plano é o Mãe Mogiana, que, segundo o documento, será ampliado.

Junto dessas medidas, Mara promete a implantação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Segurança Pública

Como medidas para melhorar a Segurança Pública, Mara menciona uma ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e aquisição de mais viaturas para a corporação. A candidata também propõe uma ação em conjunto com as polícias Militar e Civil para garantir o patrulhamento nas áreas rurais e nos bairros afastados do Centro de Mogi das Cruzes.

Mobilidade Urbana

Nas propostas de Infraestrutura Urbana e Transportes, Mara traz o Anel Viário – projeto que contempla a conclusão do Corredor Nordeste, implantação do Trecho Sul da Via Perimetral, a ligação da Rodovia Mogi-Bertioga à Mogi-Salesópolis e a implantação do Trecho Sudeste, ligando a Mogi-Salesópolis ao distrito de César de Souza. 

Para os transportes públicos, Mara quer reorganizar o Sistema Público de Transportes através do cartão SIM (Sistema Integrado Mogiano) e manter a fiscalização constante sobre a frota de ônibus da cidade. 

Cultura

Para este setor, Mara propõe a reativação do projeto Fábrica de Cultura, que deverá ocupar os antigos galpões da antiga RFFSA. Outra proposta para o setor é fortalecer e ampliar os Programas de Fomento à Cultura.

Outras propostas

Para acessar as demais propostas da candidata Mara Bertaiolli, acesse seu Plano de Governo na íntegra clicando aqui.

Veja Também