‘O Diário Entrevista’ discute como o vereador deve se comportar em ano eleitoral; veja
Como evitar que o cargo não seja usado para campanha eleitoral? Como limitar os excessos que possam ocorrer no exercício da função?
O Diário Entrevista
Reportagem de: Josué Suzuki
CLIQUE AQUI E ASSISTA NO YOUTUBE
A regra é clara. Titulares de cargos legislativos podem se candidatar a outros cargos, sem necessidade de desincompatibilização. Sendo assim, vereadores podem permanecer no exercício de seus mandatos e concorrerem a qualquer um dos cargos em disputa nas eleições deste ano. Também não há um número limite de mandatos consecutivos para a Câmara, o que significa dizer que o político pode permanecer nesses cargos por tempo indefinido, desde que se candidate e seja eleito. Essa equação toda resulta em uma situação comum a a cada quatro anos: um elevado número de parlamentares que buscam garantir mais quatro anos no cargo.
As Câmaras do Alto Tietê não fogem à regra. Mas, como evitar que o cargo não seja usado para campanha eleitoral? Como limitar os excessos que possam ocorrer no exercício da função? Como não misturar o papel do vereador com o objetivo do candidato? Afinal, a tribuna, o atendimento rotineiro à população, as atribuições em si seduzem aqueles que buscam a reeleição. Por outro lado, quem hoje está na cadeira sente a pressão do julgamento popular diariamente. São vitrines dos cidadãos, em julgamento constante dos eleitores.
Para falar sobre este papel do vereador em pleno ano eleitoral, nada melhor do que conversar com quem ocupa a função de presidir a casa de leis neste período. Por isso, o programa O Diário Entrevista desta semana reúne os presidentes das Câmaras das três maiores cidades do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba.
O jornalista Saulo Tiossi, que comanda o programa do jornal O Diário, conversa nesta terça-feira (24/6), ao vivo, a partir das 10h, com Francimário Vieira (PL), o Farofa, presidente da Câmara de Mogi das Cruzes. Também com Joaquim Rosa (PL), presidente da Câmara de Suzano, e com David Neto (PL), presidente da Câmara de Itaquaquecetuba.
Além de falar sobre o uso do cargo de vereador durante as eleições, os três presidentes também vão comentar sobre as votações mais polêmicas neste ano e sobre a antecipação de discussões de assuntos que possam servir como palanque.
O Diário Entrevista
O programa O Diário Entrevista vai ao ar toda terça-feira, ao vivo, às 10h, pelas redes sociais de O Diário e a entrevista fica no canal do Youtube de O Diário. Também pode ser conferida no site, em O Diário Play.